Câmara de Vilhena e entidades promovem primeira Semana das Mães Atípicas com programação intensa e apoio multidisciplinar

por Dicom publicado 22/05/2025 09h57, última modificação 22/05/2025 09h57

Mães interessadas podem se inscrever para participar das atividades através de um formulário online

Começa nesta quinta-feira (22) em Vilhena a 1ª Semana das Mães Atípicas, evento inédito na cidade que reunirá, até o sábado (24), uma série de atividades voltadas ao acolhimento, orientação e cuidado de mães de crianças com deficiência ou necessidades especiais. A iniciativa, que já registra centenas de inscrições, acontece em diversos pontos da cidade e é gratuita.

A programação inclui atendimentos médicos, jurídicos e sociais, rodas de conversa, atividades estéticas, lançamento de publicações, sorteios e momentos de lazer.

Abertura com autoridades e lançamento de guia inédito

A cerimônia de abertura está marcada para esta quinta-feira, às 19h, na Câmara de Vereadores. Estão confirmadas presenças como a da primeira-dama de Rondônia e secretária estadual de Assistência Social, Luana Rocha, do deputado estadual Cirone Deiró, do prefeito Delegado Flori, além de outras autoridades locais.

Logo após o pronunciamento oficial, será realizada uma mesa redonda com o tema “Mães: Desafios, conquistas e caminhos a percorrer na jornada atípica”, com participação do psiquiatra Adriano Stranieri, da terapeuta ocupacional Juliana Miziara, da fundadora da Amavi, Karina Andrade, e da jornalista Leiliane Francisco, que também é mãe atípica.

O encontro marca ainda o lançamento do Guia das Mães Atípicas de Vilhena, uma publicação impressa com orientações sobre direitos, serviços de saúde, autocuidado e empreendedorismo.

Sexta-feira com atendimentos em saúde, assistência e orientação jurídica

Na sexta-feira (23), a programação será realizada no campus da Unir, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A estrutura montada envolve 10 salas, o auditório e espaços externos da universidade, mobilizando equipes da Secretaria Municipal de Saúde, da Uninassau e do Núcleo de Atendimento Multiprofissional (NAM).

Estão previstos atendimentos com médicos, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, oftalmologistas, fonoaudiólogas, educadores físicos, cuidadores e especialistas da Educação Inclusiva. Também serão oferecidos serviços de ginecologia, vacinação e orientação sobre cuidados com a saúde mental.

No mesmo dia, a Secretaria de Assistência Social disponibilizará serviços como emissão ou renovação da Carteira do Autista, além de atendimento para programas como Bolsa Família, BPC e Cras.

Paralelamente, mães atípicas terão acesso a orientação jurídica gratuita com advogados mobilizados pela Comissão de Defesa dos Direitos dos Autistas da OAB de Vilhena e pelo professor Rodrigo Correia, da Favoo. A Barbearia Willian Reis participará oferecendo cortes de cabelo gratuitos para os filhos das mães presentes.

Encerramento com dia de cuidados e prêmios

O encerramento da Semana das Mães Atípicas será na manhã de sábado (24), das 7h às 11h, com foco total no bem-estar e valorização dessas mulheres. Serão oferecidos atendimentos de beleza como design de sobrancelhas, maquiagem, corte e hidratação de cabelo, alongamento de cílios, além de ensaios fotográficos profissionais.

Enquanto isso, as crianças contarão com recreação e música, além de participarem de um bingo com prêmios doados por parceiros voluntários, como camas box, kits de beleza, itens de decoração, produtos naturais e até sessões fotográficas.

Inscrições e apoio institucional

As mães interessadas ainda podem se inscrever para participar das atividades através do formulário disponível no link: https://forms.gle/Fz8PyYTGv56tWWwc8

O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e conta com o apoio das secretarias municipais de Educação, Comunicação, Assistência Social, da Fundação Cultural, além da Câmara de Vereadores, da OAB Vilhena, Unir, Assurv, Apae, Amavi, Sicredi e do deputado federal Thiago Flores.

Câmara de Vereadores de Vilhena
Diretoria de Comunicação
Texto: Diretoria de Comunicação
Foto: Diretoria de Comunicação