Vereadores se reúnem com alunos da UNIR para buscar formas de impedir o fim do curso de Jornalismo em Vilhena

por hayslla — publicado 05/04/2018 14h06, última modificação 05/04/2018 14h06
Na manhã desta quinta-feira, 05, alunos de jornalismo da Universidade Federal de Rondônia - UNIR - se reuniram com os vereadores Adilson de Oliveira (PSDB), Samir Ali (PSDB), Rafael Maziero (PSDB), Wilson Tabalipa (PV) e Ronildo Macedo (PV).
Os acadêmicos questionam a retirada do curso de jornalismo do campus Vilhena e a abertura do curso apenas em Porto Velho. Para os alunos, que se reuniram com os vereadores, a retirada do curso de Vilhena é uma perda para a cidade.
Outro ponto que os alunos questionam é o de não haver um debate mais amplo e transparente, já que a decisão de encerrar o curso em Vilhena foi uma decisão tomada por apenas uma parte dos professores e administradores da faculdade.
"Um dos professores ficou sabendo disso por conversas de corredor, já que não houve um debate com todos os alunos e professores", disse uma das alunas.
Diante dos pedidos feitos pelos alunos, os vereadores se propuseram a buscar uma audiência pública, com representantes da reitoria da universidade, autoridades políticas, professores, alunos e também a sociedade em geral.
O Vereador Samir Ali se dispôs também a ir até Porto Velho na próxima semana para se reunir com o reitor da universidade e começar o debate para encontrar um caminho que não seja de perda para cidade.
"Recentemente foi comprado material especificamente para o laboratório de jornalismo, foi feito um investimento com dinheiro público que se o curso for fechado, é um valor perdido", relatou outra aluna.
Além de Samir, o Presidente da Câmara, Adilson de Oliveira e o vereador Rafael Maziero irão buscar apoio dos deputados para tratar do assunto e encontrar mecanismos que impeçam a perda deste curso na cidade de Vilhena.
Já neste ano, não foram abertas vagas para novas turmas para jornalismo, o que demonstra que o final do curso é questão, já que a última turma se formaria em 2022.
Segundo a reitoria, o motivo da retirada do curso, seria a grande evasão de alunos e a baixa procura, acreditando que em Porto Velho o curso seria melhor aproveitado.