Rogério Golfetto indica equipamento que impede que consumidor pague por ar comprimido na fatura da água

por Dicom publicado 10/03/2020 10h15, última modificação 29/04/2020 10h55
Objetivo é que consumidor deixe de pagar pelo ar comprimido nas tubulações de água

Na segunda-feira (9), o vereador Rogério Golfetto (PODEMOS) indicou o estudo de viabilidade para instalação de equipamento eliminador de ar, na tubulação do sistema de água residencial ou comercial de Vilhena.

O objetivo deste aparelho é garantir ao consumidor o direito de instalar equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água residencial ou comercial.

São recorrentes as tubulações das redes de abastecimentos de água, quando desligadas por motivos operacionais ou decorrentes de crise hídrica, necessitar de total ou parcial esgotamento da tubulação. Desse modo, quando a rede é novamente operacionalizada, por questões técnicas, é necessária a presença de pressão proveniente de ar comprimido para que a água consiga adentrar ao sistema de distribuição, fazendo com que os hidrômetros registrem o consumo, penalizando os consumidores.

“Ao pagar a conta de água, o consumidor paga também pelo ar que passa pelo cano. Segundo estudos, este ar é pago como água e pode significar cerca de 40% a mais da contagem dos metros cúbico e, consequentemente, maior valor na conta. Em algumas regiões esse cálculo pode gerar prejuízo aos consumidores de até 80%”, apontou Golfetto.

Muitas reclamações de consumidores em todo Brasil são registradas com a mesma problemática, havendo casos que a intervenção do Poder Judiciário é necessária para garantir ao consumidor seus direitos.

Em cidades como Sorocaba, Maranhão, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ji-Paraná já é feito o uso deste aparelho.

TextoDiretoria de Comunicação
Fotos: Gabinete do vereador Rogério Golfetto