Rafael Maziero sugere e prefeitura inclui intérpretes de libras em vídeos sobre o novo coronavírus

por Dicom publicado 07/04/2020 12h55, última modificação 29/04/2020 10h49
Em contato com a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) na tarde desta segunda-feira, 6 de abril, o vereador Rafael Maziero sugeriu a produção de vídeos educativos sobre o novo coronavírus com intérpretes de libras para contemplar a comunidade surda com informações relevantes que os permitam se proteger também da grave doença.

“Nessa situação de calamidade, toda a sociedade precisa se unir para proteger os mais vulneráveis. Os portadores de necessidades especiais também precisam ser informados com clareza sobre as medidas de prevenção ao coronavírus. Muitos são trabalhadores ou estão em suas casas cuidando dos seus e precisam estar cientes de como agir neste momento preocupante”, esclareceu o vereador.

A Semcom prontamente atendeu ao pedido e providenciou a produção de vários vídeos informativos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que cedeu a intérprete de libras Lidiane Nascimento. “Ao mesmo tempo, vamos passar a incluir legenda nos vídeos para facilitar o entendimento deste tema complexo pela comunidade surda. Durante esta semana iremos publicar os vídeos que fizemos com dicas de prevenção, como proceder em caso de sintomas, como consultar mais informações e como a doença age no corpo da pessoa contaminada”, explica Herbert Weil, assessor de comunicação da Semcom.

Há cerca de mil surdos em Vilhena e o pedido por mais informações sobre a pandemia mundial da covid-19 motivou o vereador a buscar a Prefeitura com esta demanda. Os vídeos serão publicados no site da Prefeitura e em seus canais das redes sociais, como Facebook, Instagram, WhatsApp, Youtube, Twitter e também enviados à imprensa em geral.

Texto: Gabinete do Vereador Rafael Maziero
Foto: Diretoria de Comunicação