R$ 5 mil: emenda impositiva de Rogério Golfetto será aplicada na Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Verminose

por Dicom publicado 11/04/2020 20h30, última modificação 29/04/2020 10h22

Na última terça feira (8) foi autorizado pelo Poder Legislativo a abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 5 mil, recurso de Emenda Impositiva do vereador Rogério Golfetto (PODEMOS) destinada para aquisição de material gráfico referente à Lei 5.052/19 que Institui a Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Verminose.

O intuito da Lei 5.052/19 é orientar adultos e crianças sobre como se prevenir de vermes e parasitas, ainda mais neste tempo de pandemia do covid-19.

“O problema de infestação de vermes e protozoários, os chamados parasitas intestinais, nas crianças é muito sério e mais alarmante, ainda, nos bairros periféricos, onde chegam produzir até 200 mil ovos por dia, podendo, nos casos de infestação maciça, abrigar-se em uma pessoa até centenas de vermes”, justificou Golfetto.

A ocorrência da verminose é muito comum, atingindo todas as pessoas, adultas e crianças, tanto na cidade como no campo. Como consequência, trazem graves danos à saúde de todos, sendo, às vezes até fatal. A doença atinge o maior número de pessoas em todo o mundo. No Brasil, chega a atingir cerca de 90% da população, em todos os níveis sociais.

Apesar dos índices alarmantes, a doença é a menos diagnosticada, devido à falta de informações. Cansaço, falta de disposição, baixo rendimento escolar, dores abdominais, anemia, enjoos, diminuição das defesas do organismo, comprometimento de órgãos como intestino, pulmões, fígado, etc., são sintomas das verminoses intestinais e demais parasitas.

Texto Diretoria de Comunicação
Foto: Gabinete do Vereador Rogério Golfetto