Coluna: Fala Vereador, por França Silva da Rádio

por hayslla — publicado 09/04/2019 09h17, última modificação 09/04/2019 09h17

Esta última semana foi de grandes surpresas, venho insistentemente cobrando do governo federal a falta de médico perito na agência do INSS Vilhena. Mesmo com as dificuldades que está suportando, o sofrido cidadão do Conesul é obrigado a se deslocar para Ouro Preto e até Porto Velho para poder ser atendimento, um completo absurdo e desrespeito, pois já estão com enfermidades, problemas financeiros, psicológicos, familiares e várias outras situações pessoais.

Após muita, mas muita insistência, nesta quinta-feira, foi marcada em Brasília uma reunião na sede do INSS para explicações pessoais com a maior autoridade no assunto no país, a coordenadora geral dos peritos no Brasil, Deise Simão Gomes, isso após muitos e-mail’s explicando e detalhando o nosso problema.

Infelizmente, e para a minha completa indignação, o problema está bem longe de ser resolvido, segundo a senhora Deise. Eu apresentei detalhadamente tudo o que falta em nossa agência de Vilhena que atende também mais seis municípios. Problemas que não só se resumem à falta de médico, nós também não temos pessoal para o atendimento que chamamos de triagem, hoje temos apenas três servidores em Vilhena para atender todos esses municípios, quando o ideal seria pelo menos vinte funcionários, todos esses problemas segundo a coordenadora só se resolvem com concurso público, o qual não tem previsão para ser realizado, o último foi em 2016, mas não foi suficiente para suprir a demanda de todo o Brasil.

Porém, fui preparado para escutar essa resposta, então falei que eu não viajei em vão quase dois mil quilômetros para vir aqui sem uma solução para minha população, pois eu sou um representante do povo, um líder, e não posso ficar sentado e apenas esperar por deputados e senadores, tanto que convidei o senador Marcos Rogério, mas infelizmente ele disse que não poderia ir.

Fui além e apresentei, então, uma solução paliativa, porém efetiva, para destravar a fila e parar de vez com essas torturas, essas viagens dos beneficiários para outros municípios, pedi à coordenadora a ida de um médico a cada 15 dias para fazer o atendimento. Como não tem previsão de realização de concurso público, que esse médico não seja do estado de Rondônia, pois os que temos aqui não podem se deslocar por questões internas, assim o benefício está sendo impedido/dificultado pelo INSS.

Prometi a mim mesmo não fazer politicagem, pois não é o meu estilo, por isso digo à população que se depender da coordenação geral dos peritos do Brasil, de todos os coordenadores e secretários e diretores do INSS vamos continuar com esse problema por muito tempo. Não porque não querem resolver, pois não têm poder para isso, dependem agora da boa vontade do ministro da economia Paulo Guedes e do presidente da república, Jair Bolsonaro.

Mas não irei, de forma alguma, parar de cobrar uma solução tangível, peço à população encarecidamente que cobre seu deputado estadual, federal e senadores e ao governador de Rondônia que a principio é do mesmo partido do presidente Bolsonaro, acredito que deva ter maior influência devido a ser correligionário.

Temos que mobilizar Geral para termos a atenção de todos os políticos de Rondônia e acabar com esse calvário e falta de respeito às pessoas que estão doentes e na fila de espera para garantir uma mísera renda para sequer sobreviver enquanto está doente e incapacitado, a maioria deles vai depender de apenas um salário mínimo o restante da vida, por invalidez, uma triste realidade que o governo poderia amenizar.

Hoje sou um vereador eleito em um município que grita por socorro, apenas um vereador, mas não me intimido, por isso mesmo que o problema seja bem maior do que imaginamos, enquanto tiver forças que DEUS me dará, irei cobrar e cobrar novamente, a luta não vai acabar. Vou tentar uma audiência com o presidente, juntamente com o ministro da economia Paulo Guedes, seja sozinho ou com uma comitiva de senadores e deputados de Rondônia, ou não, mas vou tentar e quando acontecer pode ter certeza que este vereador aqui está lhe representando e honrando cada voto, lutando por você, por sua família, pela cidade de Vilhena e todos os moradores do Conesul.

Na reunião participaram ao meu convite o prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês, o vereador Rafael Mazieiro, na ocasião também o vice-prefeito de Ariquemes, Lucas Folador participou, pois Ariquemes vive o mesmo drama.

Dicom - Câmara de Vilhena