Câmara de Vereadores de Vilhena homenageia mulheres no dia 8 de março

por Dicom publicado 08/03/2023 12h06, última modificação 08/03/2023 12h06

Parlamentares fazem entrega de título “Mulher Cidadã Vilhenense” à homenageadas

A Câmara de Vereadores de Vilhena realizou, na manhã desta quarta-feira (8), evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião foram entregues os títulos “Mulher Cidadã Vilhenense”, de autoria do vereador Wilson Tabalipa.

A outorga anual será entregue todo mês de março, homenageando mulheres indicadas pelos parlamentares em exercício, levando em consideração os relevantes serviços prestados ao município, sua cultura e projeção em qualquer área de conhecimento, atos heroicos e pioneirismo.

A Vereadora Nica Cabo João foi convidada a presidir a comemoração, como forma de homenagear a bancada feminina desta Casa, composta também pelas parlamentares Prof.ª Vivian Repessold e Clerida Alves. Além disso, o prefeito Delegado Flori compôs a mesa e também celebrou a data. “Hoje é um dia festivo, mas representa a fotografia da luta das mulheres pelos seus próprios direitos, pelos direitos humanos e pela dignidade de todos nós. Hoje nós as homenageamos, mas a verdade é que a vantagem que tiramos da luta das senhoras abarca todos nós. É a luta das mulheres que fez bem as mulheres, mas que também transformou o mundo", pontuou o chefe do executivo.

Para o autor da resolução nº 42/2023, vereador Wilson Tabalipa, essa é uma forma de reconhecer e valorizar os direitos e lutas das mulheres do município de Vilhena. "Temos ciência que o título 'Mulher Cidadã' é ínfimo, diante da grandeza das mulheres que hoje estão aqui, mas traduz um pouco do nosso respeito e admiração por todas elas. Nosso intuito é agradecer a cada uma delas, que a seu modo transformam o seu redor. Temos a consciência que o poder público deve construir políticas públicas que fortaleçam ainda mais os direitos das mulheres. Que as protejam de forma efetiva de qualquer forma de discriminação e violência. Esse projeto propõe de forma humilde que anualmente, 13 mulheres, que fizeram e fazem a diferença, sejam lembradas e que seu legado se perpetue na memória das futuras gerações", frisou.

Foram homenageadas:

Maria da Costa Lourenço - indicada pelo vereador Pedrinho Sanches

Doracy Barbosa Leal - indicada pela vereadora Clerida Alves

Doralice Mendes da Rocha - indicada pela vereadora Nica Cabo João

Mitiyo Hattori Yamabe - indicada pela vereadora Vivian Repessold

Mirian Rodrigues da Silva Evangelista - indicada pelo vereador Sargento Damassa

Aline Dias Aranha - indicada pelo vereador Samir Ali

Ursula Hahn Dal Toé - indicada pelo vereador Ronildo Macedo

Maria Francisca Mafra - indicada pelo vereador Ademir Alves

Silvana de Queiroz Carvalho - indicada pelo vereador Zé Duda

Maria Perpetua Barbosa de Freitas - indicada pelo vereador Zézinho da Diságua

Maria Angela Elias - indicada pelo vereador Zeca da Discolândia

Wilma Barros Soares da Silva - indicada pelo vereador Dhonatan Pagani

Maria Larice de Oliveira - indicada pelo vereador Wilson Tabalipa

Para mais informações sobre a resolução nº 42/2023, acesse o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl).

Para assistir ao evento, na íntegra, acesse a página da Câmara de Vereadores no  Youtube.

Texto: Diretoria de Comunicação
Foto: Diretoria de Comunicação