Câmara rejeita projeto para iluminação natalina em Vilhena

por Dicom publicado 21/10/2021 13h50, última modificação 21/10/2021 13h56

Seis parlamentares votaram contrários à proposição.

A Câmara de Vereadores de Vilhena rejeitou o Projeto de Lei 6.222/2021, que destina R$ 1,3 milhão para a decoração natalina no município. A votação aconteceu durante a 7ª sessão extraordinária, na manhã desta quinta-feira (21).

No projeto, o Poder Executivo pediu autorização para abertura de crédito adicional suplementar, no valor de R$ 1,3 milhão, no orçamento-programa da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Os recursos são próprios e provenientes de superávit financeiro, que ficaram em conta corrente em 31/12/2020.

O valor seria utilizado na contratação de empresa especializada em execução e manutenção de projeto de decoração natalina, com a previsão e planejamento de decoração nas Avenidas: Major Amarante, Paraná, Brigadeiro Eduardo Gomes, Melvin Jones, Ruas Domingos Linhares e Osvaldo Cruz, e Praças Ângelo Spadari Nossa Senhora Aparecida.

Um grupo de empresários acompanhou a sessão, com a expectativa de o projeto ser aprovado. No plenário, estavam ausentes as vereadoras Clérida Alves (Avante) e Nica do Cabo João (PSC), que viajaram a Porto Velho, para participarem de reuniões oficiais. Com a ausência das vereadoras, que são secretária e vice-secretária da Mesa Diretora, o vereador Pedrinho Sanches (Avante) foi nomeado secretário.

Empresários acompanharam a sessão
Empresários acompanharam a sessão.

Embora o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento tenha sido favorável, as Comissões de Obras, Serviços Públicos, Indústria e Comércio e a de Constituição, Justiça e Redação emitiram pareceres contrários ao projeto. Com isso, antes de analisarem o projeto, os vereadores precisaram votar se concordavam ou não com os pareceres contrários.

Durante a discussão, os vereadores Dhonatan Pagani (PSDB), Professora Vivian Repessold (PP), Zezinho da Diságua (PSD), Zeca da Discolândia (PSD), Pedrinho Sanches (Avante) e Sargento Damassa (PROS) manifestaram, em plenário, voto contrário ao projeto.

A maioria desses parlamentares sugeriram que os recursos fossem utilizados em outras áreas do município, como a Saúde, e a resolução dos problemas de enchentes em avenidas do município.

Já os vereadores Ronildo Macedo (PV), Samir Ali (Podemos), Wilson Tabalipa (PV) e  Zé Duda (PSB) manifestaram voto favorável ao projeto, justificando que a decoração natalina iria fomentar o turismo, aumentar a arrecadação municipal, bem como gerar emprego e renda na cidade.

Os pareceres das comissões foram colocados em votação e cinco vereadores votaram em contrário; Ademir Alves (DEM), Samir, Wilson, Zé Duda e Damassa. Assim, houve empate e o presidente Ronildo Macedo (PV) votou contrário aos pareceres.

Dessa forma, os pareceres das comissões - que eram contrários ao projeto - foram derrubados e o projeto ficou apto para votação. Colocado em votação e discussão, os vereadores Damassa, Zeca, Zezinho, Vivian, Dhonatan e Pedrinho votaram contra.

Portanto, por 6 a 4, o projeto foi rejeitado.

Texto: Diretoria de Comunicação
Foto: Diretoria de Comunicação