Professora Valdete

por Dicom publicado 19/11/2019 12h35, última modificação 19/06/2020 11h09

"Nasci em 12 de dezembro de 1966, na cidade de Cruzeiro do Oeste (PR) e sou filha de Eradio Ferreira de Sousa e Guiomar Paulina de Jesus Sousa, ambos agricultores. Ainda muito pequena, migramos para Mato Grosso do Sul, zona rural da cidade de Itaquiraí. Em 18 de agosto de 1981mudamos para Vilhena, onde permaneço até os dias atuais.

Com 15 anos de idade, com a separação dos meus pais, tive que enfrentar a dura realidade financeira e desestrutura familiar. Assumi a responsabilidade familiar, tendo que manter a casa, os cuidados com a mãe já idosa e mais três irmãos menores.

Devido à árdua realidade e à necessidade de trabalhar para o sustento da família, desisti dos estudos, abandonando o sonho de infância de um dia ser professora. Com o passar dos tempos, as coisas foram ficando cada vez mais difíceis, levando-me a tomar a decisão de tirar da escola meus dois irmãos, de 13 e 9 anos de idade, para irem trabalhar em uma fábrica de portas, existente até hoje em nosso município.

Em 1983, eu e meus irmãos saímos da fábrica de portas e fomos trabalhar na Laminadora e Madeireira Cabixi, na BR-364, saída para Cuiabá, onde conheci Sidnei Savaris, com quem me casei no ano de 1986 e tive dois filhos.

Em 1990 passei a trabalhar como merendeira na Escola Municipal Castelo Branco, por meio de concurso público. A partir daí, comecei a viver em um mundo totalmente voltado à busca e incentivo aos estudos, que fez renascer em mim o sonho de criança: ser professora.

Então, com apoio do meu esposo e incentivo das minhas queridas amigas de trabalho, passei a dedicar os momentos vagos aos estudos e conclui o ensino fundamental, o ensino médio através do supletivo, e o magistério pelo Projeto Fenix.

Em seguida, ingressei no curso de pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) e posteriormente especializei-me em orientação, supervisão e gestão escolar, e educação de jovens e adultos.

No decorrer dos estudos, exerci várias funções na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Começando como merendeira, fui premiada com placa de honra ao mérito de melhor merendeira do município na década de 90. Ainda atuei como secretária escolar, monitora de ensino, professora “A” e professora nível III.

Em 2003, assumi a direção da Escola Castelo Branco. Fui a primeira diretora da Escola Marcos Donadon e ainda atuei como secretaria adjunta de Ação Social entre os anos de 2007 e 2008. Em 2009 passei a trabalhar como orientadora educacional, função na qual fiquei até 30 de março de 2019, quando solicitei minha aposentadoria por tempo de serviço e contribuição.

Mundo Político:

No ano de 2012, incentivada pela liderança municipal do partido (PPS), no qual era e sou filiada, coloquei-me à disposição do partido para representar a comunidade e aceitei o convite à candidatura a vereadora, na qual fui eleita com 611 votos.

Nas eleições de 2016, fui às urnas novamente e fiquei como 1ª suplente da coligação “A Vontade do Povo 2”. Com a renúncia do vereador Junior Donadon, passei a ocupar a vaga de vereadora e sou conhecida como Professora Valdete."

Professora Valdete

Valdete de Sousa Savaris

: CIDADANIA
: 07/12/1966
: (69) 98423-2180
: 76980000
: Avenida Jô Sato, 687, Jardim América, Vilhena-RO
: 76980000
: Inativo
:
Partido * Data de filiação * Data de desfiliação
/ /   / /