Vilhena recebe selo Unicef por avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes

por Dicom publicado 16/03/2021 12h54, última modificação 16/03/2021 12h54

O Fundo das Nações Unidas Para Infância (Unicef) concedeu selo ao município de Vilhena por avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, na edição 2017-2020. A entrega do certificado aconteceu durante a 6ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores, na manhã desta terça-feira (16).

O Selo Unicef tem por objetivo estimular e reconhecer avanços na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A edição 2017-2020 do Selo Unicef contou com a adesão espontânea de 1.924 municípios de 18 estados da Amazônia Legal brasileira e do Semiárido, que se comprometeram a priorizar crianças e adolescentes nas políticas públicas, com metas e indicadores claros.

Desse número, 472 municípios foram certificados. Em Rondônia, dos 52 municípios, nove foram certificados: Cacoal, Espigão D’Oeste, Itapuã do Oeste, Ji-Paraná, Novo Horizonte do Oeste, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, São Felipe D’Oeste e Vilhena.

Atualmente a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) mantém ativos 17 programas sociais voltados para diversos públicos. Para as crianças e adolescentes são oferecidos diversos serviços, como aulas de karatê, balé, natação, dança, esportes, além de oferecido leite, cursos profissionalizantes, entre outros.

O selo foi entregue ao prefeito Eduardo Toshiya Tsuru (PV). “Quero agradecer o apoio da Câmara de Vereadores. Isso mostra que a população está sendo atendida. O selo é reflexo de muito trabalho da Saúde, Educação e Assistência Social”, enfatizou.

Texto: Diretoria de Comunicação
Fonte: Unicef