Vereadores participam da solução para o novo cemitério de Vilhena

por hayslla — publicado 29/03/2019 14h03, última modificação 29/03/2019 14h03

Foram apresentadas três soluções, atual cemitério está com 95% de lotação

A audiência pública aconteceu na noite desta terça-feira, 26, no auditório da prefeitura de Vilhena e reuniu autoridades e membros da comunidade.

Os vereadores participaram da audiência que apresentou três saídas:

A primeira é um cemitério público construído, administrado e mantido totalmente pela prefeitura, terá taxas definidas pela administração e fará uso de servidores exclusivos, para tal é necessária a aquisição de uma área de no mínimo 50 mil metros quadrados, licitação de projetos ambientais e prazo para todo processo ser concluído estimado em dois anos.

A segunda é um cemitério concedido que será administrado por particular, mas sob contrato elaborado pela prefeitura, tendo o preço definido pela prefeitura com correção anual. Ao fim do prazo de concessão o cemitério retorna ao município, tendo o prazo de um ano para ser efetivado.

A terceira é o cemitério privado que será administrado pela iniciativa privada, sem ingerência da prefeitura, com 10% da área pública e o preço geral estipulado livremente pelo empreendedor. A liberação é estimada em poucos meses.

Nas três possibilidades os formatos oferecerão espaço para enterros sociais (para aqueles que não têm condição de pagar as taxas), onde a prefeitura irá arcar com a despesa de quem não puder pagar.

Em entrevista os vereadores declararam:

“Infelizmente já pegamos um cemitério quase lotado e temos de tomar uma providência”, asseverou o presidente da Câmara Ronildo Macedo.

“A audiência pública é uma iniciativa muito positiva pois permite debater de forma conjunta entre o Executivo, o Legislativo e a comunidade, parabenizo a gestão municipal”, afirmou o vereador Rafael Maziero.

“Nosso prefeito teve coragem de fazer isso porque esse assunto deveria ter sido debatido antes. A participação da população é muito importante para tomar essas decisões”, disse o vereador Wilson Tabalipa.

“A prefeitura age corretamente quando chama a população para o diálogo, ouvir e captar sugestões da população”, pontuou o vereador Samir Ali.

“Devemos ter a opção de um cemitério público e privado, acho muito importante a participação da comunidade nas decisões aqui tomadas”, afirmou o vereador Suchi.

“Eu acho muito importante o que o nosso prefeito fez, é muito importante que a população venha, mas eu sou a favor de fazer um cemitério público”, disse a vereadora Leninha.

“Eu quero parabenizar o prefeito e a sua equipe pela coragem de fazer essa audiência pública porque é um tema bastante polêmico, mas ele teve a coragem de abrir ao público essa discussão e acredito que a opinião da população será respeitada”, afirmou a vereadora Professora Valdete.

“Convido a todos a participar e que não fique só para os vereadores, para o prefeito, e que não seja uma decisão só nossa”, apontou a vereadora Vera da Farmácia.