Veja os projetos aprovados na 30ª sessão ordinária da Câmara

por Dicom publicado 07/12/2021 14h07, última modificação 07/12/2021 14h07

A Câmara de Vereadores de Vilhena aprovou três projetos de lei durante a 30ª sessão ordinária. Além disso, os parlamentares aprovaram um requerimento e uma proposta de emenda à Lei Orgânica, em 1º turno de votação.

Durante a sessão, a professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), Valéria Arenhart, falou sobre o Programa “Professores para o Futuro”, uma parceria do instituto com a Universidade de Tampere, na Finlândia.

Em agosto deste ano, 13 servidores do Ifro foram à Finlândia para o Programa de Formação: Educadores do Século 21, uma capacitação de três meses. A formação faz parte da implantação dos Centros de Inovação Tecnológica (CIT) nos campi do Ifro.

O professor titular Roberto Guimarães falou sobre projetos do Ifro, em Vilhena, e convidou a comunidade para conhecer as instalações e os trabalhos desenvolvidos pelo instituto.

Ainda durante a sessão, o gerente da Unidade Vilhena, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Silvio Leite, falou sobre o Programa “Jovem aprendiz”, que disponibiliza vagas para diversos cursos gratuitos. A ex-aluna do Senai, Eliane Baltazar, contou como a formação oferecida pelo serviço foi importante na sua vida profissional.

Confira os Projetos de Lei aprovados:

6.189/2021 - Autoriza o município de Vilhena a realizar a cobrança de débitos de natureza tributária e não tributária, por meio de operações com cartão de débito, crédito e sistemas de pagamentos instantâneos, e dá outras providências. Autoria da vereadora Professora Vivian Repessold.

6.270/2021 - Autoriza o Poder Executivo a doar, com encargos, ao Governo do Estado de Rondônia o imóvel identificado como Lote 01U-R (equipamento público), Quadra 97, Setor 05, no perímetro urbano do município de Vilhena, e dá outras providências. O imóvel será destinado à construção da nova Delegacia Regional da Receita Estadual. Autoria do Poder Executivo.

6.271/2021 - Autoriza o Poder Executivo a doar, com encargos, ao Governo do Estado de Rondônia o imóvel identificado como Lote Rural 06-A, do Setor Rio Vermelho, da Gleba Guaporé, localizado no município de Vilhena/RO. O imóvel será destinado à construção de bloco de salas de aula padrão, junto à Escola Progresso, para atender a educação no campo. Autoria do Poder Executivo.

Proposta de emenda à Lei Orgânica aprovada em 1º turno:

075/2021 - Altera e acresce dispositivos na Lei Orgânica do município. Inclui a proteção de animais domésticos ou domesticados; determina a destinação de recursos ao Fundo Municipal de Meio Ambiente  e cria o Fundo Municipal de Proteção e Bem-estar Animal - PRO-ANIMAL. Autoria do Poder Legislativo.

Requerimento aprovado:

038/2021 - Requer ao prefeito prestação de informações quanto ao planejamento existente para solução dos problemas de infestação de pombos e de inadequação das instalações elétricas existentes na EMEI Professora Aparecida da Silva, com indicação das providências a serem tomadas, as datas previstas para execução das medidas e a previsão do montante de investimentos necessários para a realização das soluções. Autoria do vereador Dhonatan Pagani.

Texto: Diretoria de Comunicação/Diretoria Legislativa
Foto: Diretoria de Comunicação