Mutirão de cirurgia ocular indicado por Célio Batista é executado pela prefeitura

por Dicom publicado 20/12/2019 15h10, última modificação 29/04/2020 11h24
Cirurgias de catarata começaram nesta quinta e vai beneficiar mil vilhenenses

O vereador Célio Batista (PR) fez uso da tribuna na sessão extraordinária desta sexta-feira (20) e comemorou a realização das cirurgias de catarata no município. Há cerca de cinco de anos, o parlamentar solicitou a criação de um programa, por meio de convênios, para a contratação de empresa especializada em Oftalmologia, que realizasse exames e cirurgias de catarata em forma de mutirão.

“A necessidade e a procura é muito grande, por isso nos debruçamos nesse projeto, que vai contribuir para o bem-estar dessas pessoas, que têm essa necessidade e carência”, comemorou Célio Batista.

Há poucos anos, Dona Vanda levava vilhenenses até Cuiabá para a realização de cirurgias e exames de catarata, através do Lions Clube de Cuiabá. Ela organizava o transporte dos pacientes e o município custeava o transporte, duas vezes ao ano.

Entre 2014 e 2015, Dona Vanda parou de fazer o trabalho para cuidar da saúde do marido e o trabalho dela foi encerrado. Nessa época, o vereador Célio Batista tentou fazer um mutirão, que custaria cerca de R$ 400 mil. Contudo, devido à queda da arrecadação do município, o projeto foi abandonado.

“Conversei com o prefeito Eduardo Japonês, que ficou entusiasmado, e também com o secretário de Saúde Afonso Emerick, que abraçou o mutirão”, afirmou Batista.

Para fazer parte do “Projeto Visão”, o paciente interessado deve procurar a Central de Regulação, ao lado do Hospital Regional de Vilhena, e apresentar cartão do SUS. O agendamento da consulta avaliativa será feito e a cirurgia marcada, conforme a recomendação médica.

A ação tem emenda parlamentar da deputada federal Jaqueline Cassol (PP).

TextoDiretoria de Comunicação
Foto: Diretoria de Comunicação