Delegada fala sobre violência contra mulher na Câmara de Vereadores

por Dicom publicado 08/03/2022 12h50, última modificação 05/04/2022 12h54

Discurso foi realizado durante a 5ª sessão ordinária da Casa Legislativa.

Neste oito de março, Dia Internacional da Mulher, a delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Solângela Guimarães, participou da 5ª sessão ordinária da Casa Legislativa. Na tribuna, ela falou sobre violência contra a mulher.

A delegada começou o discurso enfatizando que, além de comemorar, o Dia Internacional da Mulher deve ser um momento de conscientização sobre o combate da violência contra a mulher. Ela destacou a importância da criação das delegacias especializadas, como um espaço de acolhimento às mulheres.

A Deam, localizada na Avenida Paraná, atende aos municípios de Vilhena, Chupinguaia e distritos. “Quando ela vai até uma delegacia, é muito difícil. Ela vai falar de pessoas do convívio dela. A maioria são seus companheiros, esposos, namorados. Então essa mulher tem que estar num local mais acolhida, para ela ter possibilidade de pedir ajuda”, salientou.

A titular da Deam explicou também sobre a Lei Maria da Penha e a importância da propagação dessa lei na sociedade. “Quando se pratica violência contra a mulher, não é apenas a mulher que está sendo vítima. Toda a família é afetada. Os filhos que presenciam; a Saúde que também é afetada. Então, todos perdem. É algo que a sociedade realmente tem que combater”, enfatizou.

A delegada ainda apresentou os dados de violência contra a mulher. Em 2021, foram registrados 1.684 casos nessa Deam. Em 2020, foram 1.565 registros. Solângela ressaltou que são estatísticas altas, comparadas com outros municípios do país. “A gente tem que conscietizar a população que a cultura da violência doméstica é algo de países atrasados e desumanos”, destacou.

Para assistir ao discurso completo da delegada, acesse a página da Câmara de Vereadores no Facebook ou Youtube.

Projetos

Na sessão desta terça-feira, os parlamentares aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei 6.287/2021, que denomina e oficializa Rua Albano Silvério de Oliveira a atual Rua 545, no Bairro Jardim América. A proposição é de autoria do vereador Wilson Tabalipa (PV).

Também foram lidos, durante a sessão, os Projetos de Lei 6.330/2022, 6.331/2022 e o Projeto de Lei Complementar 391/2022. Para saber mais detalhes das proposições, acesse o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl).

Texto: Diretoria de Comunicação
Foto: Diretoria de Comunicação