Câmara aprova e prefeito sanciona distribuição de absorventes em Vilhena

por Dicom publicado 19/11/2021 11h55, última modificação 19/11/2021 11h55

Lei vai beneficiar 850 estudantes de baixa renda.

A Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 6.212/2021 que institui o programa municipal de distribuição de absorventes higiênicos nas escolas do município. A votação aconteceu no início deste mês. Já nesta semana, o prefeito Eduardo Japonês (PV) sancionou a lei, o que vai beneficiar 850 estudantes que enfrentam a pobreza menstrual.

O projeto é de autoria da vereadora Clérida Alves (Avante) e tem como objetivos, entre outros: proporcionar às estudantes de baixa renda, da rede municipal de ensino, o direito à boa higiene, via distribuição dos absorventes e evitar a deserção escolar das estudantes durante o ciclo, por falta do material higiênico.

Conforme o projeto, a direção escolar deverá designar a um setor da unidade educacional, a responsabilidade pela triagem, com a finalidade de averiguar a situação econômica das estudantes e verificar quais meninas devem ser atendidas pelo programa.

Pobreza menstrual:

A higiene menstrual é um direito humano reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2014. No Brasil, 25% das adolescentes não têm absorventes durante a menstruação. Além disso, 28% das jovens já deixaram de ir às aulas por não terem absorventes e 48% delas esconderam que o motivo foi a falta de absorventes.

Miolo de pão, meias, jornais, sacolas plásticas, roupas velhas, algodão e filtro de café são algumas das alternativas que meninas e mulheres em pobreza menstrual encontram para lidar com o sangramento da menstruação. Ainda outras, que até conseguem comprar absorventes, acabam precisando ficar dias com o mesmo, facilitando o desenvolvimento de infecções e doenças ginecológicas.

Texto: Dicom/Semcom
Foto:  Semcom/Divulgação