Notícias

por Interlegis — publicado 12/04/2022 15h25, última modificação 16/05/2023 08h27
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

MODERNIZAÇÃO: Ronildo Macedo designa comissão para atualizar Lei Orgânica do Município e Regimento da Câmara

por hayslla — publicado 30/07/2019 13h02, última modificação 30/07/2019 13h02

Última revisão e atualização ocorreu há mais de 20 anos

O presidente da Câmara de Vereadores de Vilhena, Ronildo Macedo, assinou na manhã desta terça-feira, 30 de julho, a portaria que constitui a Comissão especial temporária para estudo, revisão, atualização e alteração da Lei Orgânica do Município – LOM e do Regimento Interno da Casa de Leis.

“A última e única revisão e atualização da LOM ocorreu há mais de 20 anos, em 1998 e não acompanhou os avanços tecnológicos. A atual LOM ainda exige que a troca de informações entre os Poderes Executivo e Legislativo seja feita, exclusivamente, por papel sendo que na atualidade as informações são realizadas online”, afirmou Macedo.

A comissão é composta pelos servidores presidente Vitória Celuta e os membros Günther Schulz e Joice Santini que terá o prazo de 120 dias para conclusão dos trabalhos. Uma servidora formada em Letras fará as correções gramaticais e ortográficas dos textos.

“Serão elaboradas propostas de emendas à LOM e o projeto de resolução referente ao Regimento Interno e serão encaminhados á à Mesa Diretora para análise e decisão e posterior deliberação em plenário”, asseverou Celuta.

A LOM agora será adequada às normas das Constituições Federal e Estadual de Rondônia e das Leis Federais, Estaduais de Rondônia e Municipais de Vilhena, bem como aos entendimentos jurisprudenciais mais balizados das Cortes Superiores do Brasil.

DICOM - Câmara de Vilhena

Concursados da Câmara de Vereadores de Vilhena receberão gratificações por estudos e especializações adicionais

por adriane — publicado 25/07/2019 12h43, última modificação 25/07/2019 12h43

O presidente da Câmara de Vereadores de Vilhena, Ronildo Macedo (PV), assinou na manhã desta última quarta-feira, 24 de julho, a resolução Nº24/2019 que regulamenta a concessão de gratificação permanente aos servidores concursados da Casa de Leis, quando os mesmos concluírem estudos adicionais, além dos que necessitavam para assumir o cargo.

As gratificações que vão de 5% a 20% do salário básico dos servidores. Serão dadas aos concursados que obtiverem especializações nas áreas referentes aos cargos que ocupam, e não são acumulativas.

Ronildo Macedo disse que o benefício faz parte de sua política em prol dos servidores da Casa, “Há muitos anos esse benefício deveria ter sido concedido, mas tenho a meta de organizar nossa Câmara e fazer dela um exemplo de ordem e eficiência para os vilhenense. E conceder esse benefício aos nossos servidores faz parte dessa meta”, afirmou o presidente.

As gratificações já podem ser requeridas pelos servidores da Câmara por meio de simples requerimento e comprovação da conclusão dos estudos.   

Presidente da Câmara cria comissão de avaliação de estágio probatório para concursados

por adriane — publicado 24/07/2019 18h13, última modificação 24/07/2019 18h13
O presidente da Câmara de Vereadores, Ronildo Macedo (PV), assinou a criação da Comissão Especial de Avaliação de Estágio Probatório para os concursados que recém assumiram suas funções na Casa de Leis, após serem aprovados no último concurso público da Câmara, que foi realizado em dezembro de 2018. 
Ronildo salienta que a comissão visa avaliar o desempenho e dedicação dos servidores dentro do ambiente de trabalho e em suas funções inerentes ao cargo. A avaliação tem um prazo de 36 meses, dividas em três fases. Após este período os concursados passarão a ter estabilidade estatutária. 
Foram designados através da portaria nº139/2019 para compor a comissão especial os servidores Claudino Peretto Júnior, como presidente e Joice Santini Antônio e Vitória Celuta Bayerl com membros. 

“Queremos fazer da Câmara de Vilhena um local com servidores concursados qualificados e dedicados. Nossa gestão vai ser marcada por transformar a Casa de Leis de Vilhena num exemplo no país”, disse Ronildo Macedo.

Prefeito cede ao vereador Carlos Suchi e nomeia secretário de trânsito, vereador parabeniza

por adriane — publicado 23/07/2019 21h05, última modificação 24/07/2019 06h58

Na manhã desta terça-feira, 23 de julho, vereador Carlos Suchi (PODEMOS) parabenizou o prefeito Eduardo Japonês (PV) por nomear o servidor Roccio Aires, para secretário de trânsito de Vilhena.

Roccio estava atuando como adjunto da secretaria de obras, mas se dedicando aos assuntos da pasta de Trânsito, que estava com o cargo vago até então.

O vereador Carlos Suchi por vários meses insistiu com o prefeito, inclusive na tribuna da Câmara, para que a cidade tivesse um secretário e por sua vez uma secretaria mais ativa neste setor.

“Parabenizo o prefeito por escolher o Roccio, é um profissional excelente que conhece a realidade do trânsito em Vilhena, agora como secretário terá maior liberdade para agir em prol de Vilhena, e reduzir os índices de acidentes da cidade”, disse Suchi.  

Vereador Rafael Maziero e presidente da Fundação Cultural comemoram aprovação do projeto "Bolsa Orquestra”

por adriane — publicado 23/07/2019 20h55, última modificação 23/07/2019 20h55
O vereador Rafael Maziero (PSDB) comemorou, nesta terça, a aprovação do Projeto de Lei nº 5.686/2019 na sessão extraordinária realizada nesta manhã, nas dependências da Câmara de Vereadores.

O Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, tratava de autorização de abertura de crédito adicional suplementar no vigente orçamento, no valor de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais), com o objetivo de custear o projeto bolsa-orquestra, que distribuirá ajuda de custo aos músicos componentes da Orquestra Sinfônica de Vilhena.

“A ideia do bolsa-orquestra é algo que venho defendendo há um bom tempo, com o propósito de aliviar os custos que os componentes da Orquestra Sinfônica de Vilhena têm para desenvolver esse belíssimo trabalho em nosso Município. Isso já existe em diversas cidades do Brasil e quero registrar que o maestro Eduardo é um homem digno de toda a nossa admiração e merece todo o nosso apoio, pois há anos rege nossa orquestra com amor e dedicação, apesar de já ter recebido propostas melhores de outras orquestras de outras cidades. Nós precisamos dar valor à nossa Orquestra, pois ela traz cultura e educação para nossos jovens, além de música de qualidade para os ouvidos do nosso povo”, disse o Maziero.

A presidente da Fundação Cultural, Kátia Valléria, também comemorou a aprovação do projeto: “Esse pedido de abertura de crédito é resultado de um superávit que conseguimos com uma melhor gestão dos recursos da Fundação Cultural. Nós economizamos para podermos fazer mais pela cultura, o que tem sido uma característica desta gestão do prefeito Eduardo em todas as áreas. O vereador Rafael Maziero tem sido um parceiro da Fundação Cultural e eu fico muito feliz com a aprovação deste projeto, pois a Orquestra Sinfônica de Vilhena tem prestado um relevante trabalho na educação musical dos nossos jovens, na difusão da cultura no Município, além de proporcionar entretenimento musical de alto nível para a população de Vilhena.”


O vereador ainda adiantou que estuda com sua equipe outras propostas de fortalecimento da Orquestra vilhenense e terá novidades já na próxima Conferência Municipal de Cultura, pré-agendada para 3 de agosto, conforme divulgado pela Fundação Cultural.

Samir comemora conquistas para servidores durante Fórum Municipal de Educação

por adriane — publicado 23/07/2019 20h37, última modificação 23/07/2019 20h37
O vereador Samir Ali (PSDB) prestigiou a abertura do Fórum Municipal de Educação 2019, realizado pela Secretaria Municipal de Educação no auditório do Clube dos Estados na noite desta segunda-feira, 22 de julho. 
No evento o parlamentar vilhenense agradeceu ao empenho da secretária de educação, Vivian Repessold e por sua escolha para comandar a pasta, “O prefeito acertou ao nomear a secretária Vivian, pois vejo a educação de nossa cidade cada dia melhor. Ela está sabendo conduzir a pasta muito bem”, salientou Samir. 
Samir também elogiou o presidente da Câmara, Ronildo Macedo, por estar sendo um verdadeiro maestro a frente do legislativo, “Nosso presidente está conseguindo manter o Legislativo e o Executivo caminhando juntos em prol da população. Essa maestria é digna de elogios, visto a importância para a cidade de os poderes seguirem na mesma direção”, completou. 

Por fim, Samir Ali relembrou aos presentes suas conquistas em prol da educação durante seus 2 anos e meio como parlamentar, “Logo nos primeiros dias como vereador, em parceria com meus colegas parlamentares montamos uma comissão para solucionar a equiparação dos servidores de 30 e 40 horas, depois de muitas lutas conseguimos. Também tivemos sucesso com o meu projeto de gestão democrática que tem feito a diferença nas escolas, e por fim, conseguimos promulgar a lei de descentralização dos recursos que tem melhorado visivelmente a gestão nas escolas”, concluiu Samir.

Aparelho de Ecocardiograma conquistado por Rogério Golfetto entra em funcionamento no Hospital Regional

por adriane — publicado 23/07/2019 12h35, última modificação 23/07/2019 12h38

Na manhã desta segunda-feira, 22 de julho, entrou em funcionamento o aparelho de Ecocardiograma que foi adquirido através de um pedido do vereador Rogério Golfetto (PODEMOS) ao deputado estadual Lebrão (MDB), que destinou uma emenda parlamentar de R$ 125 mil a Vilhena.

“Gostaria de agradecer ao deputado Lebrão pela destinação desta emenda, aonde o município pôde fazer a aquisição deste Ecocardiograma para atender aos pacientes que tanto necessitam de fazer a realização deste exame, que antes necessitavam ir até Porto Velho para fazê-lo de forma gratuita”, disse Golfetto.

O aparelho foi comprado este ano, mas estava parado por questões técnicas, já que ele deve ser operado apenas por um médico especialista em cardiologia. Porém, após a solução deste problema e adaptação da sala onde ele funcionará, enfim o atendimento foi liberado ao público.

"Estamos trabalhando com seriedade. Infelizmente no setor público as coisas andam devagar, às vezes. É preciso compreensão. Agradeço ao deputado Lebrão e ao vereador Golfetto por lutarem pelo funcionamento do aparelho, quem é parceiro da Saúde de Vilhena é também meu parceiro", garante o prefeito Eduardo Japonês.

O aparelho é fundamental para diagnósticos cardíacos é capaz de detectar válvulas defeituosas, problemas congênitos ou alargamento das paredes do coração, que normalmente acontecem em pessoas que sofrem com hipertensão arterial, insuficiência cardíaca ou cardiomiopatia.

Em sessão extraordinária, vereadores aprovam doação de terreno para prefeitura construir novo Hospital Regional

por adriane — publicado 23/07/2019 11h20, última modificação 23/07/2019 11h20

A Câmara de Vereadores de Vilhena realizou na manhã desta terça-feira, 23 de julho, uma sessão extraordinária para leitura e votação de projetos tanto do Poder Executivo como do Poder Legislativo.

Entre eles estava o PL – nº 5.676 que dá autorização a prefeitura para receber a doação de um terreno de 4,5 hectares da empresa Cidade Verde Empreendimentos Imobiliários, o qual será destinado para a construção do novo Hospital Regional. O projeto de lei, com seu texto final, foi aprovado por unanimidade entre os vereadores.

Os parlamentares vilhenenses ainda aprovaram dois projetos de resolução, que concedem gratificação adicional aos servidores concursados da Câmara ao fazerem curso de estudos e especializações (PR – nº 025/2019 e PR nº 026/2019).

Os vereadores aprovaram também a concessão de Titulo de Cidadão Honorário ao advogado e defensor público aposentado José Francisco Cândido.

Confira o que mais foi aprovado:

APROVADO -  PL - 5.649/2019 - Votação Autoriza o Poder Executivo a doar com encargos ao Serviço Autônomo de Águas e Esgotos - SAAE o imóvel Lote 03, Quadra 06, Loteamento Cidade Nova 4ª Etapa, no perímetro urbano do Município, com área de 713,48 m², avaliado em R$ 37.322,13. P/ regularização do imóvel. Poder Executivo;

APROVADO - PL - 5.656/2019 - Autoriza o Poder Executivo a doar com encargos ao Serviço Autônomo de Águas e Esgotos - SAAE o Lote 10R, Quadra 72, Setor 06, no perímetro urbano do Município, com área de 900,00 m², avaliado em R$ 49.518,00. P/ regularizar a área do poço semiartesiano para atender o Projeto de Ampliação e Readequação do Sistema de Abastecimento de Água. Poder Executivo;


APROVADO - PL - 5.676/2019
 -  Autoriza o Poder Executivo a receber em doação, sem encargos, o Projeto Executivo (arquitetura hospitalar) da Empresa Cidade Verde Empreendimentos Imobiliários SPE Ltda, para a construção do novo Hospital Regional de Vilhena no Lote 59-C-U4, Linha 135, Setor 12, Gleba Corumbiara, com área de 4,5706 ha (quatro hectares, cinquenta e sete ares e seis centiares). Poder Executivo;


APROVADO - PL - 5.684/2019
 - Votação Dispõe sobre autorização para abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 1.000.000,00 no vigente Orçamento-Programa. SEMUS p/ aquisição de materiais permanentes para o Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira, com recursos do Governo Federal. Poder Executivo;


APROVADO - PL - 5.685/2019
 -  Votação Dispõe sobre autorização para abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 116.279,31 no vigente Orçamento-Programa. SEMUS p/ pagamento de obrigações patronais IPMV dos servidores e aquisição de equipamentos e materiais permanentes. Poder Executivo;


APROVADO - PL - 5.686/2019 
- Votação Dispõe sobre autorização para abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 120.000,00 no vigente Orçamento-Programa. Fundação Cultural de Vilhena p/ a execução do Projeto Bolsa Orquestra. Poder Executivo;


AUTORIA DO LEGISLATIVO


APROVADO - PL - 5.667/2019
 - Votação Altera e revoga dispositivos da Lei nº 4.832, de 15 de fevereiro de 2018, que dispõe sobre Estrutura Administrativa, Plano de Carreira, Cargos e Salários, Regime Jurídico dos Servidores da Câmara de Vereadores. Mesa Diretora;


APROVADO - Projeto de Resolução - 024/2019
 -  Concede Título de Cidadão Honorário do Município de Vilhena-RO ao senhor José Francisco Cândido. Vereador Wilson Tabalipa;


APROVADO - Projeto de Resolução - 025/2019
 -  Regulamenta a Concessão de Gratificação por Curso de Estudo Adicional ou Especialização aos servidores efetivos da Câmara de Vereadores. Mesa Diretora;


APROVADO - Projeto de Resolução -  026/2019
 - Regulamenta a Concessão de Gratificação Especial aos servidores da Câmara de Vereadores. Mesa Diretora

Ronildo Macedo reafirma apoio irrestrito a projetos em prol da educação durante fórum municipal

por adriane — publicado 23/07/2019 10h36, última modificação 23/07/2019 10h36

O presidente da Câmara de Vereadores, Ronildo Macedo (PV), prestigiou a abertura do Fórum Municipal de Educação de Vilhena que teve início na noite de ontem, 22 de julho, no auditório do Clube dos Estados.

Ronildo disse que dará apoio irrestrito a todos os projetos que deem suporte positivo à educação, “Eu sou um parceiro da administração, da educação. Todos da educação podem contar com o meu apoio e da Câmara de Vereadores quando o assunto for ações e projetos em prol da Educação”, salientou Ronildo.

O parlamentar ainda salientou que recentemente recebeu um pedido referente aos vales transportes que não estariam sendo compensados aos diretores escolares, “Recebi a demanda e fui conversar com o prefeito sobre este problema, já que todos os servidores da educação recebem este benefício. E o prefeito entendeu a necessidade desse incentivo e já está providenciando a solução para essa demanda”, lembrou Ronildo durante sua fala.

Além da abertura, a primeira noite do Fórum contou a palestra do Dr. Julio Cesar Furtado sobre o “Desenvolvimento de Competências Socioemocionais na Escola”. O Fórum de Educação segue até o dia 24 de julho com várias palestras e oficinas oferecidas a todos professores e servidores da educação.

Pauta da Sessão Extraordinária que acontece hoje, 23 de julho de 2019 as 09:00 horas

por adriane — publicado 23/07/2019 08h48, última modificação 23/07/2019 08h48

  

03 SESSÕES 

EXTRAORDINÁRIAS 

ESTADO DE RONDÔNIA 

PODER LEGISLATIVO 

CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO DE VILHENA 

PAUTA  

 

23/07/2019 

PROJETOS DE LEIS 

ASSUNTO 

AUTORIA 

5.649/2019 

1ª, 2ª e 3ª Discussões e Votação 

Autoriza o Poder Executivo a doar com encargos ao Serviço Autônomo de Águas e Esgotos - SAAE o imóvel Lote 03, Quadra 06, Loteamento Cidade Nova 4ª Etapa, no perímetro urbano do Município, com área de 713,48 m², avaliado em R$ 37.322,13.  P/ regularizar a área do poço para atender o Projeto de Ampliação e Readequação do Sistema de Abastecimento de Água. 

Poder Executivo 

5.656/2019 

1ª, 2ª e 3ª Discussões e Votação 

 

Autoriza o Poder Executivo a doar com encargos ao Serviço Autônomo de Águas e Esgotos - SAAE o Lote 10R, Quadra 72, Setor 06, no perímetro urbano do Município, com área de 900,00 m², avaliado em R$ 49.518,00. P/ regularizar a área do poço o para atender o Projeto de Ampliação e Readequação do Sistema de Abastecimento de Água. 

Poder Executivo 

5.667/2019 

1ª, 2ª e 3ª Discussões e Votação 

Altera e revoga dispositivos da Lei nº 4.832, de 15 de fevereiro de 2018, que dispõe sobre Estrutura Administrativa, Plano de Carreira, Cargos e Salários, Regime Jurídico dos Servidores da Câmara de Vereadores. 

Mesa Diretora 

5.676/2019 

1ª, 2ª e 3ª Discussões e Votação 

 

SUBSTITUTIVO Nº 008/2019 - Autoriza o Poder Executivo a receber em doação, sem encargos, o Projeto Executivo (arquitetura hospitalar) da Empresa Cidade Verde Empreendimentos Imobiliários SPE Ltda, para a construção do novo Hospital Regional de Vilhena no Lote 59-C-U4, Linha 135, Setor 12, Gleba Corumbiara, com área de 4,5706 ha (quatro hectares, cinquenta e sete ares e seis centiares). 

Poder Executivo 

5.684/2019 

1ª, 2ª e 3ª Discussões e Votação  

Dispõe sobre autorização para abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 1.000.000,00 no vigente Orçamento-Programa. SEMUS p/ aquisição de materiais permanentes para o Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira, com recursos do Governo Federal. 

Poder Executivo 

5.685/2019 

1ª, 2ª e 3ª Discussões e Votação 

Dispõe sobre autorização para abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 116.279,31 no vigente Orçamento-Programa. SEMUS p/ pagamento de obrigações patronais IPMV dos servidores e aquisição de equipamentos e materiais permanentes. 

Poder Executivo 

5.686/2019 

1ª, 2ª e 3ª Discussões e Votação 

Dispõe sobre autorização para abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 120.000,00 no vigente Orçamento-Programa. Fundação Cultural de Vilhena p/ a execução do Projeto Bolsa Orquestra. 

Poder Executivo 

5.690/2019 

Leitura 

Oficializa e denomina Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Tarsila do Amaral” a atual “Escola Dalila Donadon”. 

Poder Executivo 

5.691/2019 

Leitura 

Oficializa e denomina Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Ruth Rocha” a atual “Escola Marcos Donadon”. 

Poder Executivo 

5.692/2019 

Leitura 

Oficializa e denomina Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Cleonice Batista de Jesus” a atual “Escola Angelo Mariano Donadon”. 

Poder Executivo 

5.693/2019 

Leitura 

Oficializa e denomina Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Monteiro Lobato” a atual “Escola Antonio Donadon”. 

Poder Executivo 

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO 

ASSUNTO 

AUTORIA 

024/2019 

Discussão e Votação 

Concede Título de Cidadão Honorário do Município de Vilhena-RO ao senhor José Francisco Cândido. 

Vereador Wilson Tabalipa 

PROJETOS DE RESOLUÇÕES 

ASSUNTO 

AUTORIA 

025/2019 

Discussão e Votação 

Regulamenta a Concessão de Gratificação por Curso de Estudo Adicional ou Especialização aos servidores efetivos da Câmara de Vereadores. 

Mesa Diretora 

 

026/2019 

Discussão e Votação 

Regulamenta a Concessão de Gratificação Especial aos servidores da Câmara de Vereadores. 

Mesa Diretora  

PORTARIAS 

ASSUNTO 

AUTORIA 

1.501/2018 

Leitura 

Aceita a cedência do servidor Valdete Rodrigues de Lima, detentor do cargo de Agente de Portaria, do Município de Cerejeiras – RO, p/ desenvolver suas atividades na Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, com ônus p/ o Poder Executivo Municipal, no período de 1º de novembro de 2018 a 01 de novembro de 2019. 

Poder Executivo 

1.646/2019 

Leitura 

Aceita a cedência da servidora Sara Magalhães do Valle Emerick, detentora do cargo de Professor Classe C, pertencente ao quadro de servidores do Governo do Estado de Rondônia, p/ desenvolver suas atividades na Secretaria Municipal de Educação – SEMED, com ônus p/ o Poder Executivo Municipal, no período de 1º de abril a 31 de dezembro de 2019. 

Poder Executivo 

 

Vereadores realizam sessão extraordinária nesta terça-feira, 23

por adriane — publicado 22/07/2019 11h29, última modificação 22/07/2019 11h29

O presidente da Câmara de Vereadores, Ronildo Macedo (PV), convocou uma sessão extraordinária para esta terça-feira, 23 de julho, às 9h00 na sala da presidência através de edital de convocação.

Apesar do recesso parlamentar, a tramitação de projetos de leis não pode ficar parada por 14 dias, segundo explicou Ronildo Macedo. A pauta definitiva será enviada para imprensa e divulgada no site da instituição ainda nesta segunda-feira, 22 de julho.

Confira os projetos que serão tratados na sessão extraordinária:

PL - 5.609/2019 - Autoriza o Poder Executivo a doar com encargos ao Serviço Autônomo de Águas e Esgotos - SAAE o imóvel Lote 01-A, Quadra 126-A, Setor 01, no perímetro urbano do Município, com área de 596,02 m², avaliado em R$ 28.090,42. P/ implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Vilhena. Poder Executivo

PL - 5.636/2019 - Votação Dispõe sobre o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros no Município de Vilhena e dá outras providências. Poder Executivo


PL - 5.649/2019
 - Votação Autoriza o Poder Executivo a doar com encargos ao Serviço Autônomo de Águas e Esgotos - SAAE o imóvel Lote 03, Quadra 06, Loteamento Cidade Nova 4ª Etapa, no perímetro urbano do Município, com área de 713,48 m², avaliado em R$ 37.322,13. P/ regularização do imóvel. Poder Executivo;


PL - 5.656/2019
 - Autoriza o Poder Executivo a doar com encargos ao Serviço Autônomo de Águas e Esgotos - SAAE o Lote 10R, Quadra 72, Setor 06, no perímetro urbano do Município, com área de 900,00 m², avaliado em R$ 49.518,00. P/ regularizar a área do poço semiartesiano para atender o Projeto de Ampliação e Readequação do Sistema de Abastecimento de Água. Poder Executivo;


PL - 5.676/2019
 -  Autoriza o Poder Executivo a receber em doação, sem encargos, o Projeto Executivo (arquitetura hospitalar) da Empresa Cidade Verde Empreendimentos Imobiliários SPE Ltda, para a construção do novo Hospital Regional de Vilhena no Lote 59-C-U4, Linha 135, Setor 12, Gleba Corumbiara, com área de 4,5706 ha (quatro hectares, cinquenta e sete ares e seis centiares). Poder Executivo;


PL - 5.683/2019
 - Votação Autoriza o Poder Executivo a doar, com encargos, ao Serviço Autônomo de Águas e Esgotos - SAAE o Lote 01-B, Quadra 17, Setor 17, no perímetro urbano do Município, com área de 1.125,00 m², avaliado em R$ 108.461,25. P/ regularizar a área do poço para atender o Projeto de Ampliação e Readequação do Sistema de Abastecimento de Água. Poder Executivo;


PL - 5.684/2019
 - Votação Dispõe sobre autorização para abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 1.000.000,00 no vigente Orçamento-Programa. SEMUS p/ aquisição de materiais permanentes para o Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira, com recursos do Governo Federal. Poder Executivo;


PL - 5.685/2019
 -  Votação Dispõe sobre autorização para abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 116.279,31 no vigente Orçamento-Programa. SEMUS p/ pagamento de obrigações patronais IPMV dos servidores e aquisição de equipamentos e materiais permanentes. Poder Executivo;


PL - 5.686/2019 
- Votação Dispõe sobre autorização para abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 120.000,00 no vigente Orçamento-Programa. Fundação Cultural de Vilhena p/ a execução do Projeto Bolsa Orquestra. Poder Executivo;


AUTORIA DO LEGISLATIVO


PL - 5.667/2019
 - Votação Altera e revoga dispositivos da Lei nº 4.832, de 15 de fevereiro de 2018, que dispõe sobre Estrutura Administrativa, Plano de Carreira, Cargos e Salários, Regime Jurídico dos Servidores da Câmara de Vereadores. Mesa Diretora;


Projeto de Resolução - 024/2019
 -  Concede Título de Cidadão Honorário do Município de Vilhena-RO ao senhor José Francisco Cândido. Vereador Wilson Tabalipa;


Projeto de Resolução - 025/2019
 -  Regulamenta a Concessão de Gratificação por Curso de Estudo Adicional ou Especialização aos servidores efetivos da Câmara de Vereadores. Mesa Diretora;


Projeto de Resolução -  026/2019
 - Regulamenta a Concessão de Gratificação Especial aos servidores da Câmara de Vereadores. Mesa Diretora

Wilson Tabalipa consegue vestiários para piscina do CRECA com o deputado Ismael Crispin

por hayslla — publicado 19/07/2019 13h36, última modificação 19/07/2019 13h36

Deputado esteve em Vilhena e anunciou recurso após pedido do vereador


Em visitas anteriores ao CRECA, onde fomos ver as demandas e, a pedido da Coordenadora Elenir, o vereador Wilson Tabalipa verificou que há necessidade de vestiários na área da piscina para a segurança e bem-estar das crianças que a utilizam fazendo aulas de iniciação na natação, pois a piscina também é disponibilizada para o Bombeiro Mirim.

Em conversa com a Coordenadora do CRECA, Elenir, e o assessor do deputado estadual Ismael Crispin, o Pastor Júlio Celso Nascimento, o vereador se reuniu com a secretária Patrícia da Glória da SEMAS, onde foi discutido sobre a necessidade do vestiário.

“Ontem, em vista a Vilhena, o deputado Ismael Crispin se comprometeu a disponibilizar um valor estimado de R$ 200 mil para a realização deste projeto. Fico muito feliz e grato ao nobre deputado pelo atendimento ao nosso pedido, e adianto que será muito importante a disponibilização deste recurso”, asseverou Tabalipa.

O vereador agradeceu ao Pastor Júlio, a Elenir, a Patrícia da Glória, a vice-prefeita Maria José e o Professor Gilson pelo empenho na realização deste projeto.

DICOM - Câmara de Vilhena

Vereador Adilson Oliveira pede compra de materiais para projeto de leitura

por hayslla — publicado 19/07/2019 09h38, última modificação 19/07/2019 09h38
O vereador Adilson Oliveira (PSDB) indicou ao Poder Executivo a compra de material didático e mobília para sala de leitura a ser usado na Escola Martim Lutero 
O pedido visa que, através de um local adequado e ambientado para a leitura, as crianças venham a ter maior incentivo e dedicação à leitura. 
Para o vereador é necessário se criar um ambiente propício à leitura e que tenha conforto para que as crianças possam querer estar ali.
 
“As crianças hoje com pouca idade, já estão entrando no mundo digital, celulares, tablets e computadores acabam tomando espaço dos livros. Precisamos de um ambiente voltado para o incentivo à leitura, um local em que as crianças se sintam bem e que tenham mais conforto para que possam, de fato, ter gosto pela leitura. Hoje temos poucos incentivos para as crianças pegarem um livro e precisamos mudar isso”, disse o vereador.
DICOM - Câmara de Vilhena

Samir Ali, em parceria com a SEMEC, consegue que atletas tenham ajuda de custo da prefeitura para competições

por hayslla — publicado 18/07/2019 13h55, última modificação 18/07/2019 14h00
Após indicação parlamentar, o vereador Samir Ali (PSDB) os atletas e paratletas de Vilhena terão apoio financeiro para participarem de competição, com o objetivo de fomentar o esporte e de incentivar os atletas a levarem o nome de Vilhena para outras cidades e estados. 
De acordo com o ante-projeto apresentado por Samir, a ajuda de custo será oportunizada a todos os atletas que se enquadrarem nos quesitos mínimos, entre eles, ter acima de 12 anos, estar filiado às federações locais e confederações brasileiras de seus respectivos esportes e estar matriculado em escola de Vilhena.
O vereador Samir Ali disse que quer incentivar os jovens atletas e para-atletas de Vilhena porque podem trazer um grande reconhecimento para a cidade. “Tenho em mente que os atletas com este incentivo possam participar de mais competições estaduais e nacionais e levar Vilhena a ser reconhecida como um celeiro esportivo”, explicou Samir. 
O secretário de Esportes, Silmar Freitas, disse que a bolsa atleta é um avanço para Vilhena, “Vamos conseguir dar a chance para os atletas desenvolverem suas habilidades, isso fará com que eles se sintam motivados para treinar e competir, é um avanço para área esportiva em Vilhena”, comentou Silmar. 
Uma comissão formada por três servidores da Secretaria Municipal de Esportes e dois membros da Câmara de Vereadores fará a seleção dos pedidos dos atletas e para-atletas. 
Neste mês de agosto, em parceria com Secretaria de Esportes, do secretário Silmar Freitas e Samir Ali, os desportistas irão debater o projeto de lei, que logo em seguida será posto em votação na Câmara de Vereadores.
DICOM - Câmara de Vilhena

Rafael Maziero comemora benefícios conquistados pelo Tiro de Guerra

por hayslla — publicado 18/07/2019 13h10, última modificação 18/07/2019 13h10

Atuação do vereador foi fundamental

Na sessão ordinária desta terça-feira, 16 de julho, o auditório foi lotado por atiradores do Tiro de Guerra a mando do instrutor Subtenente de Infantaria, José Jurandir de Santana, que discursou na tribuna sobre as ações e desafios de manter a da instituição no município.

O vereador Rafael Maziero fez uso da palavra e elencou os benefícios que o Tiro de Guerra conquistou, principalmente os que foram angariados com a sua atuação.

Maziero conseguiu alterar o orçamento anual do Tiro de Guerra de R$ 40.000,00 para R$ 80.000,00. Através de indicação destinou uma ajuda de custo para os atiradores Vilhena por meio do projeto Bolsa Atirador. Conseguiu junto ao DER a pavimentação do pátio de formatura do Tiro de Guerra.

Devido aos seus relevantes serviços prestados, Maziero também recebeu uma honraria do Tiro de Guerra, que é a medalha de honra ao mérito.

“Sempre acompanhei de perto as ações do Tiro de Guerra e sei dos desafios enfrentados e me solidarizo com a rotina diária de cada um que acorda cedo e entrega parte de sua vida para servir à pátria”, discursou o vereador afirmando ainda que continuará trabalhando para beneficiar a instituição.


DICOM - Câmara de Vilhena

Rogério Golfetto pede a Eduardo Japonês construção de dois banheiros em escola da zona rural

por hayslla — publicado 18/07/2019 12h55, última modificação 18/07/2019 12h54
O vereador Rogério Golfetto (PODEMOS) realizou uma indicação parlamentar na última sessão ordinária, 16 de julho, na Câmara de Vereadores, onde pede ao prefeito Eduardo Japonês (PV) a construção de dois banheiros na escola municipal Clemente Humberto Selhosrt que fica na zona rural, nas proximidades da Quinta dos Pinhais em Vilhena. 
De acordo com o Golfetto, a escola abriga inúmeras crianças e necessita de melhores do condições. “É nossa responsabilidade oferecer melhores condições para a educação de nossas crianças, e a estrutura desses banheiros irá promover não apenas melhores condições, mas também uma melhor higiene a todos”, explicou Rogério Golfetto. 
O parlamentar ainda lembrou que a educação tem papel fundamental dentro da sociedade, e deve ser sempre o foco dos maiores investimentos. “Dentro da sociedade a educação é fundamental, através dela a sociedade se molda, inclusive melhorando até o setor de saúde, pois uma sociedade mais instruída é menos propensa a contrair várias doenças, é propensa a se alimentar melhor e até mesmo a ter um trânsito menos violento”, lembrou o vereador. 
A prefeitura tem 15 dias uteis para responder à indicação parlamentar do vereador, que verificou a necessidade dos dois banheiros após suas visitas à escola Clemente Humberto Selhorst.
DICOM - Câmara de Vilhena

Ronildo Macedo renova veículo da Câmara e doa para Posto de Saúde do Cristo Rei

por hayslla — publicado 18/07/2019 11h18, última modificação 18/07/2019 11h18
O presidente da Câmara de Vereadores, Ronildo Macedo (PV), pediu que o veículo Volkswagen Parati de posse da Casa de Leis fosse renovado e revisado, nos últimos meses, com o intuito de doá-lo ao Posto de Saúde Liro Hoesel no Bairro Cristo Rei.
Ronildo disse que atualmente o Posto de Saúde do Cristo Rei é o que mais atende pessoas em Vilhena, e funciona das 07h00 às 22h00. “O trabalho dos servidores no postinho do Cristo Rei está de parabéns, diante de tantos desafios que são enfrentados por eles. Eu tive a ideia de doar um veículo para eles, para colaborar e facilitar o trabalho deles”, disse o presidente. 
O vereador Samir Ali (PSDB) elogiou a atitude de Ronildo em revisar o veículo. “Por si só a ideia de doar o carro para o posto de saúde foi muito boa. Porém, é preciso parabenizar o presidente, pois entregá-lo renovado e revisado mostra a preocupação em melhorar o setor de saúde de verdade e não fazer politicagem”, comentou Samir.
O projeto de resolução 028/2019, que autoriza a doação da Parati, foi votada e aprovada por unanimidade por todos os vereadores na noite desta terça-feira, 16 de julho, em sessão ordinária. Após mais alguns trâmites legais, dentro de alguns dias, a doação será efetivada.
DICOM - Câmara de Vilhena

Vera da Farmácia solicita reforma da cozinha e ala masculina do Hospital Regional

por hayslla — publicado 17/07/2019 13h25, última modificação 17/07/2019 13h25
Durante visita realizada no hospital na semana passada e conversando com vários pacientes e funcionários, a vereadora Vera da Farmácia (MDB) constatou que diversas adequações devem ser feitas na ala masculina e também na cozinha do Hospital Regional. Durante a sessão ordinária da Câmara, nesta terça-feira, 16 de julho, a parlamentar fez uma indicação para oficializar seu pedido de melhorias nessas áreas.  
“Conversamos com o diretor do Regional, Faiçal Akari, onde pedi algumas melhorias em determinadas áreas, e recebi como resposta que eles serão realizados e priorizados na reforma que acontecerá nos espaços internos, em um projeto que deverá ter início nos próximos meses”, comentou Vera da Farmácia. 
De acordo com a vereadora, a demanda pelos serviços de saúde é muito grande e todas as ações de manutenção e reforma estabelecem o compromisso com a política de humanização. 
“Tendo um planejamento, conseguiremos assegurar que as necessidades da população dentro da saúde sejam atendidas. Precisamos oferecer conforto e melhores condições aos pacientes que são atendidos e se internam no Hospital Regional”, finalizou a vereadora.
DICOM - Câmara de Vilhena

Célio Batista lembra que asfalto da 1º de Maio estava encalhado desde 2013

por hayslla — publicado 17/07/2019 11h28, última modificação 17/07/2019 11h28
Vereador lembrou das dificuldades e os entraves que a empresa colocava na hora da execução
Célio discursou no lançamento das obras de asfalto da Avenida 1º de Maio na manhã desta segunda-feira, 15 de julho.
O projeto aprovado entre 2013 e 2014 foi marcado por dificuldades, que começou na inclusão do projeto. Tinha os contras, mas também tinha os que defendiam que eram a vice-prefeita Maria José, que na época era vereadora, a vereadora Professora Valdete e o próprio Célio Batista. Eles participaram de várias reuniões para incluir o asfaltamento da Av. 1º de Maio no projeto de 33 milhões de reais para 40 quilômetros de asfalto. Com muita luta, muita garra, determinação e justificativa conseguiram incluir naquele momento. Mas infelizmente, como tantas outras obras, travou. 
“A empresa sempre botou dificuldade, quando não era o poste, era a falta de material e não iniciava a obra”, lembrou Batista. 
Tempo depois, Célio teve a oportunidade de trabalhar como prefeito interino durante 50 dias, e junto com a vereadora Maria José, a vereadora Leninha do Povo que estava nesse momento, Vera da Farmácia e Professora Valdete conseguiram concluir, nesses 50 dias, uma avenida próxima do Cristo Rei a pedido das vereadoras, e aquela do Clube dos Estados. 
“Mas não foi possível asfaltar a 1º de Maio, apesar das cobranças no meu gabinete e ligações na rádio. O risco que tínhamos era de perder o prazo e infelizmente não conseguimos em 2017 devido à falta de eficiência na gestão”, lamentou Célio.
“Então assumiu o prefeito com tantas obras paradas e hoje é um momento de muita felicidade para nós que o prefeito Eduardo Japonês está dando início a esta obra. E vou mais longe que, se não fosse o prefeito Eduardo Japonês, talvez esta obra não estaria acontecendo, porque ele não está fazendo política em época de campanha, ele está fazendo obras”, concluiu o vereador.
DICOM - Câmara de Vilhena

Tiro de Guerra lota sessão da Câmara de Vereadores de Vilhena

por hayslla — publicado 17/07/2019 11h02, última modificação 17/07/2019 11h02

Subtenente de Infantaria, José Jurandir de Santana, Instrutor do Tiro de Guerra este presente a convite do presidente Ronildo Macedo

Na noite desta terça-feira, 16 de julho, aconteceu a 18ª sessão ordinária da 37ª sessão legislativa da 9ª legislatura da Câmara de Vereadores do município de Vilhena.

O subtenente fez uso da tribuna e discursou sobre as atividades do Tiro de Guerra no município e pôs a instituição a serviço da Casa de Leis.

Na sessão foram deliberadas e aprovadas as seguintes proposituras:

PROJETOS DE LEIS

5.680/2019 - Dispõe sobre autorização para abertura de Crédito Adicional Suplementar, por superávit financeiro, no valor de R$ 238.360,00 no vigente Orçamento-Programa. FUMAS para aquisição de materiais permanentes e de consumo para atender o Centro do Idoso, Centro da Juventude, Abrigo da Criança, Abrigo da Mulher, Casa da Gestante, Capela Mortuária, Centro de Atendimento à Mulher, CRECA, CREAS e CRAS, para pagamento de diárias e aquisição de materiais para manutenção do FUMAS. De autoria do Poder Executivo.

5.687/2019 - Dispõe sobre autorização para abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 631.367,78 no vigente Orçamento-Programa. SEMED para pagamento da folha dos servidores e obrigações patronais junto ao INSS. De autoria do Poder Executivo.

5.688/2019 - Dispõe sobre autorização para abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 193.721,27 no vigente Orçamento-Programa. SEMUS para reforma e ampliação da Unidade de Saúde do Distrito de Nova Conquista para o atendimento das especialidades médicas. De autoria Poder Executivo.

5.689/2019 - Denomina e oficializa Rua Eugênio Perazzolli a Rua 2.507, Bairro Jardim Universitário e dá outras providências. De autoria do vereador Samir Ali.

PROJETO DE RESOLUÇÃO

028/2019 - Autoriza a doação do Bem Permanente – Veículo Parati – ao Fundo Municipal de Saúde e dá outras providências. Para atender a Unidade Básica de Saúde Liro Hoesel no Bairro Cristo Rei. De autoria da Mesa Diretora.

REQUERIMENTOS

027/2019 - Requer ao Prefeito Municipal que informe onde está sendo investido o recurso que a empresa JBS Friboi repassa para o Município, através do convênio nº 2.588/2018, e também quantos servidores do Município estão à disposição da empresa JBS com nome e função dos servidores. De autoria do vereador Subtenente Suchi.

028/2019 - Requer ao Prefeito Municipal que envie uma planilha contendo, detalhadamente, os gastos que o Poder Executivo teve durante o evento Rondônia Rural Sul, ocorrido nos dias 3 a 7 de julho de 2019, através de suas Secretarias, especificando os gastos com alimentação durante o evento, bem como uma lista com o nome dos servidores que estiveram a serviço do Poder Executivo na feira. De autoria do vereador Subtenente Suchi.

029/2019 - Requer ao Prefeito Municipal que informe os motivos pelo qual a Lei nº 3.801, de 10 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de listagens de pacientes que aguardam consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede municipal, de autoria do Vereador Célio Batista, não está sendo aplicada na Rede Municipal de Saúde. De autoria do vereador Subtenente Suchi.

DICOM - Câmara de Vilhena

FRANÇA SILVA: Parceria entre vereadores e prefeito está transformando Vilhena

por hayslla — publicado 17/07/2019 11h01, última modificação 17/07/2019 11h01

O vereador vice-presidente da Câmara de Vereadores, França Silva da Rádio (PV), prestigiou o lançamento das obras de asfaltamento da avenida 1º Maio na última segunda-feira, 15 de julho, junto com o prefeito Eduardo Japonês (PV). Na oportunidade o vereador ressaltou que Vilhena vive um momento diferenciado e muito diferente de sua recente história.

 

“Depois de momentos conturbados, onde a população perdeu quase toda esperança, nós vereadores, em parceria com o prefeito Eduardo Japonês (PV), estamos fazendo a cidade se desenvolver, fruto de um trabalho planejado e consolidado”, explicou França.

 

O parlamentar elogiou a rapidez com que as obras foram iniciadas e também a exigência do prefeito em manter equipes de fiscalização para verificar a qualidade do asfalto que está sendo feito. França destaca que há muito tempo recebe pedidos dos moradores da 1º de Maio sobre o asfalto.

 

“Quando eu estava na rádio, no meu programa, foram inúmeras vezes que os moradores da 1º de maio ligavam e cobravam esse, que posso dizer que é um direito deles. Na campanha eleitoral passamos por aqui e a maioria dos morados era unânime em pedir o asfalto e nós nos comprometemos com buscar essa benfeitoria. E agora está aí, mais uma promessa cumprida”, destacou França.


DICOM - Câmara de Vilhena

Leia a pauta da sessão ordinária que acontece hoje, 16 de julho

por hayslla — publicado 16/07/2019 14h05, última modificação 16/07/2019 14h05

 

18ª SESSÃO

ORDINÁRIA

ESTADO DE RONDÔNIA

PODER LEGISLATIVO

CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO DE VILHENA

PAUTA

 

 

16/07/2019

PROJETOS DE LEIS

ASSUNTO

AUTORIA

5.680/2019

1ª Discussão

 

Dispõe sobre autorização para abertura de Crédito Adicional Suplementar, por superávit financeiro, no valor de R$ 238.360,00 no vigente Orçamento-Programa. FUMAS p/ aquisição de materiais permanentes e de consumo para atender o Centro do Idoso, Centro da Juventude, Abrigo da Criança, Abrigo da Mulher, Casa da Gestante, Capela Mortuária, Centro de Atendimento à Mulher, CRECA, CREAS e CRAS, para pagamento de diárias e aquisição de materiais para manutenção do FUMAS.

 

Poder Executivo

5.683/2019

Leitura

 

Autoriza o Poder Executivo a doar, com encargos, ao Serviço Autônomo de Águas e Esgotos - SAAE oLote 01-B, Quadra 17, Setor 17, no perímetro urbano do Município, com área de 1.125,00 m², avaliado em R$ 108.461,25. P/ regularizar a área do poço para atender o Projeto de Ampliação e Readequação do Sistema de Abastecimento de Água.

 

Poder Executivo

5.684/2019

Leitura

 

Dispõe sobre autorização para abertura de Crédito Adicional Suplementarno valor de R$ 1.000.000,00no vigente Orçamento-Programa.SEMUS p/ aquisição de materiais permanentes para o Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira, com recursos do Governo Federal.

 

Poder Executivo

5.685/2019

Leitura

Dispõe sobre autorização para abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 116.279,31 no vigente Orçamento-Programa. SEMUS p/ pagamento de obrigações patronais - IPMV dos servidores, aquisição de equipamentos e materiais permanentes.

 

Poder Executivo

5.686/2019

Leitura

Dispõe sobre autorização para abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 120.000,00 no vigente Orçamento-Programa. Fundação Cultural de Vilhena p/ a execução do Projeto Bolsa Orquestra.

 

Poder Executivo

5.687/2019

Leitura

(Poder Executivo solicita urgência)

 

Dispõe sobre autorização para abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 631.367,78 no vigente Orçamento-Programa. SEMED p/ pagamento da folha dos servidores e obrigações patronais junto ao INSS.

Poder Executivo

5.688/2019

Leitura

(Poder Executivo solicita urgência)

 

Dispõe sobre autorização para abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 193.721,27 no vigente Orçamento-Programa. SEMUSp/ reforma e ampliação da Unidade de Saúde do Distrito de Nova Conquista para o atendimento das especialidades médicas.

Poder Executivo

5.689/2019

Leitura

Denomina e oficializa Rua Eugênio Perazzolli a Rua 2.507, Bairro Jardim Universitário e dá outras providências.

Vereador Samir Ali

PROJETO DE RESOLUÇÃO

ASSUNTO

AUTORIA

028/2019

Leitura, Discussão e Votação

Autoriza a doação do Bem Permanente – Veículo Parati–ao Fundo Municipal de Saúde e dá outras providências. Para atender a Unidade Básica de Saúde Liro Hoeselno Bairro Cristo Rei.

Mesa Diretora

REQUERIMENTOS

ASSUNTO

AUTORIA

027/2019

Leitura, Discussão e Votação

Requer ao Prefeito Municipal que informe onde está sendo investido o recurso que a empresa JBS Friboi repassa para o Município, através do convênio nº 2.588/2018, e também quantos servidores do Município estão à disposição da empresa JBS com nome e função dos servidores.

 

Vereador Subtenente Suchi

028/2019

Leitura, Discussão e Votação

Requer ao Prefeito Municipal que envie uma planilha contendo, detalhadamente, os gastos que o Poder Executivo teve durante o evento Rondônia Rural Sul, ocorrido nos dias 3 a 7 de julho de 2019, através de suas Secretarias, especificando os gastos com alimentação durante o evento, bem como uma lista com o nome dos servidores que estiveram a serviço do Poder Executivo na feira.

 

Vereador Subtenente Suchi

029/2019

Leitura, Discussão e Votação

Requer ao Prefeito Municipal que informe os motivos pelo qual a Lei nº3.801, de 10 de dezembro de 2013,que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de listagens de pacientes que aguardam consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede municipal, de autoria do Vereador Célio Batista, não está sendo aplicada na Rede Municipal de Saúde.

Vereador Subtenente Suchi

INDICAÇÕES

Leitura

ASSUNTO

AUTORIA

511/2019

Abertura da Rua 5.001 para dar acesso a Rua 5.004, entre a COHAB e o Bairro Orleans.

Vereadora Leninha do Povo

512/2019

Implantação de posto de Coleta de Exames no prédio do Centro de Especialidades Vilhenense - CEV.

Vereadora Leninha do Povo

513/2019

Implantação de laboratório de informática para a Escola Dalila Donadon.

Vereadora Leninha do Povo

514/2019

Aquisição de 250 postes de aço galvanizado para implantação de placas de sinalização.

Vereador Rogério Golfetto

515/2019

Construção de uma quadra poliesportiva na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Bianca e Leonardo de Mattos Bezerra.

Vereadora Profª Valdete

516/2019

Limpeza do pátio e o reparo da calçada em frente ao Centro de Saúde Industrial,Avenida Tiradentes, Bairro 5º BEC.

Vereadora Profª Valdete

517/2019

Revitalização da iluminação na Rua Cantares de Salomão nº 644, Bairro Ipanema.

Vereador Wilson Tabalipa

518/2019

Realização de concurso que eleja a melhor merenda do Município.

Vereador Wilson Tabalipa

519/2019

Criação de campanha que incentive a população a cuidar do bairro onde mora.

Vereador Wilson Tabalipa

520/2019

Aquisição de mobiliário com acervo infantil para a biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Martim Lutero.

Vereador Adilson Oliveira

521/2019

Manutenção da boca de lobona Rua 7.605, Bairro Assossete, próximo ao Mercado Venturin.

Vereador Adilson Oliveira

522/2019

Realização de campanhas de conscientização,por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, sobre os malefícios do uso contínuo de narguilé.

Vereador Adilson Oliveira

523/2019

Reforma na cozinha e ala masculina do Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira.

Vereadora Vera da Farmácia

524/2019

Recomposição asfáltica na Rua Claudio Rosellae nas ruas que fazem travessia com a mesma, entre as Avenidas Melvin Jones e Vitória Régia, Bairro Jardim Primavera.

Vereadora Vera da Farmácia

525/2019

Inclusão de médico oncologista no processo seletivo para atender na Rede Municipal de Saúde.

Vereadora Profª Valdete

526/2019

Construção de 02 (dois) banheiros na Escola Municipal Multisseriada Clemente Humberto Selhorst.

Vereador Rogério Golfetto

527/2019

Destinação de parte do Convênio nº2.588/2018, firmado com a JBS Friboi, para o Programa Jovem Aprendiz, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

Vereador Subtenente Suchi

528/2019

Encascalhamento e o patrolamento da Linha Carevel.

Vereador Subtenente Suchi

529/2019

Aquisição de 02 (dois) aeradores para o lago do Parque Ecológico Municipal, com o intuito de fornecer oxigênio, deixando o lago mais homogêneo.

Vereador Subtenente Suchi

530/2019

Contratação de 01 (um) chefe de enfermagem para atender o Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira.

Vereador Samir Ali

531/2019

Aquisição de ferramentas de manutenção em geral para atender Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira.

Vereador Samir Ali

532/2019

Construção de um redutor de velocidade (quebra-molas) e a instalação de placas de sinalização, conforme a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, na Avenida Octávio dos Santos, próximo ao nº3.115, Bairro Jardim das Oliveiras.

Vereador Samir Ali

533/2019

Inserir na rota de transporte escolar o Bairro Residencial Alvorada, Setor 80.

Vereador Rafael Maziero

534/2019

Ampliação das pistas de caminhadas no Parque Ecológico de modo a explorar suas laterais.

Vereador Célio Batista

535/2019

Atendimento aos produtores, associações e cooperativas de Vilhena/RO com a disponibilização de calcário para o fomento da produção, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura – SEMAGRI.

Vereador Ronildo Macedo

536/2019

Implantação de curso de atendimento ao público e relações humanas para a capacitação contínuados servidores do Setor Público Municipal, visando “humanizar” os serviços oferecidos.

Vereador Ronildo Macedo

537/2019

Limpeza do terreno de área verde e da Rua 8.218, próximo ao Condomínio Ana Sophia, Bairro Barão do Melgaço II.

Vereador Ronildo Macedo

538/2019

Manutenção e melhorias do sistema de drenagem pluvial na Rua 5.004, entrada do Bairro Residencial Alvorada.

Vereador Rafael Maziero

539/2019

Manutenção dos postes de iluminação pública nas Ruas 8.001 e 8.006, Bairro Residencial Alvorada, Setor 80.

Vereador Rafael Maziero

Portal de Transparência da Câmara apresentará instabilidade até esta quarta-feira

por hayslla — publicado 16/07/2019 13h14, última modificação 16/07/2019 13h14

A Câmara de Vereadores de Vilhena informa que por decorrência da troca do link de fibra ótica da internet distribuída na Câmara, o Portal da Transparência da Casa de Leis, estará com oscilações até a manhã desta quarta-feira, 17 de julho, quando voltará a poder ser acessadao de forma normalizada. 

O departamento de informática da Câmara informa que a manutenção está sendo realizada para melhorar a velocidade de acesso ao portal e também à internet dentro dos domínios da Câmara.
DICOM - Câmara de Vilhena

Rafael Maziero e Wilson Tabalipa comemoram resultado do Gabinete Itinerante no bairro Residencial Alvorada

por hayslla — publicado 16/07/2019 12h43, última modificação 16/07/2019 12h43
Demandas da população foram enviadas para execução
O Gabinete Itinerante organizado pelos vereadores Rafael Maziero e Wilson Tabalipa aconteceu durante o sábado, 13 de julho, no bairro Residencial Alvorada em Vilhena.
“Desde o início do meu mandato tenho realizado o projeto Gabinete Itinerante para estar sempre e cada vez mais em contato com as necessidades do nosso povo”, salientou Maziero.
Durante todo o sábado, os vereadores conversaram com os moradores e levaram entretenimento para as crianças enquanto conversavam com seus pais. Foram coletadas várias demandas, principalmente na questão da drenagem, do acesso, do transporte coletivo, iluminação, coleta de lixo. O próximo passo é levar as reivindicações até o Poder Executivo e cobrar soluções.
“Quero agradecer de coração a participação do meu amigo vereador Wilson Tabalipa e de sua equipe, bem como à população do bairro que veio participar e conversar com a gente. É com participação e união que poderemos construir uma Vilhena melhor para nós e para as futuras gerações”, finalizou Maziero, que afirmou que já está organizando outro Gabinete Itinerante para o próximo mês em outro bairro.
DICOM - Câmara de Vilhena

Wilson Tabalipa convida agricultores para participar de reunião técnica com deputado Ismael Crispin

por hayslla — publicado 16/07/2019 12h41, última modificação 16/07/2019 12h41

Representantes da indústria familiar de todo o Cone Sul já confirmaram presença

O vereador Wilson Tabalipa (PV) convida agricultores para participar de reunião técnica com deputado Ismael Crispin (PSB) que visa nivelar os ajustes e proposição de emenda junto ao Projeto de Lei do Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária do Estado de Rondônia-PROVE e o projeto de lei de Criação do Sistema Unificado Estadual de Atenção a Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte-SUSAF a ser realizada nesta quinta-feira, 18 de julho, às 9h no auditório da Prefeitura Municipal de Vilhena.

Confirmaram presença representantes das prefeituras, vereadores e da indústria familiar de Colorado do Oeste, Corumbiara, Chupinguaia, Cerejeiras, Cabixi e Pimenteiras.

DICOM - Câmara de Vilhena

NOTA DE PESAR DA CÂMARA DE VEREADORES DE VILHENA

por hayslla — publicado 16/07/2019 09h15, última modificação 16/07/2019 09h15
Uma das mais importantes e belas profissões é a de ENSINAR. Ser um professor ou professora é ser especial, é doar seu conhecimento e tempo nesta vida, a dezenas, centenas e por vezes milhares de pessoas em toda uma vida. 
Com essa importância em mente, a Câmara de Vereadores de Vilhena, na pessoa de seu presidente Ronildo Macedo, se solidariza com a família da mui amada professora Dirce Bianchini de Ávila, docente da Escola Municipal Dalila Donadon, que faleceu na tarde desta segunda-feira em um acidente automobilístico. 
Que sua alma seja recebida por Deus com alegria, e que todas as homenagens lhe sejam dadas entre nós.  
Ronildo Macedo

Presidente da Câmara de Vereadores de Vilhena

Ronildo Macedo: “Dentro de alguns dias vamos dar a ordem de serviço para o asfalto no Cristo Rei”

por hayslla — publicado 15/07/2019 20h37, última modificação 15/07/2019 20h37
Na manhã desta segunda-feira, 15 de julho, a prefeitura de Vilhena realizou um evento para marcar o lançamento da obra de asfaltamento da avenida 1º de Maio no centro de Vilhena. O presidente da Câmara de Vereadores, Ronildo Macedo (PV) juntamente com os demais vereadores aprovaram de forma unânime o repasse para o projeto de asfaltamento da avenida. 
Ronildo disse estar contente em poder ver Vilhena andar, através da gestão de Eduardo Japonês, e reafirmou que continuará a apoiar o prefeito, enquanto ele buscar atender ao povo sem interesses próprios como vem acontecendo.  
“O que devemos colocar em primeiro lugar, é a necessidade da população, e temos visto uma dedicação incansável dos secretários, dos vereadores e da vice-prefeita e do prefeito, em busca de projetos como esse, que beneficiem a população e a Câmara tem aprovado esses projetos pois sabemos que eles saem do papel e dão essa felicidade de ter asfalto na porta de casa para muitos vilhenenses”, disse o presidente da Câmara. 
ASFALTO NO CRISTO REI
O presidente da Câmara aproveitou a oportunidade e anunciou que, dentro de alguns dias, também será realizado o lançamento das obras de asfaltamento do bairro Cristo Rei. 
“Estou muito feliz de anunciar que, dentro de alguns dias, vamos fazer outro evento para lançar o tão esperado asfalto do Cristo Rei. Tantas administrações tentaram e tentaram e nada fizeram pelo Cristo Rei. Agora a gestão de Eduardo Japonês, em parceria com a Câmara, vai levar esse asfalto ao povo do Cristo Rei”, afirmou Ronildo. 

O presidente ainda encerrou sua fala dizendo que a Câmara de Vereadores é unida e tem recebido elogios. “Hoje temos uma Câmara de Vereadores unida, que está sendo elogiada nos órgãos de controle, elogiada por políticos e pela população. Estamos economizando cerca de R$ 250 mil por mês. Aqui ninguém está querendo tirar nada de ninguém, estamos buscando mostrar serviço para o bem da população. E os lançamentos dessas obras são um exemplo vivo”, finalizou Macedo.

Estiveram presentes no lançamento da obra o deputado Luizinho Goebel (PV), os vereadores Wilson Tabalipa (PV), França Silva (PV), Vera da Farmácia (MDB), Samir Ali (PSDB), Rafael Maziero (PSDB), Rogério Golfetto (PODEMOS), Célio Batista (PR), Leninha do Povo (PTB) e Valdete Savaris (PPS).

DICOM - Câmara de Vilhena

PROMESSA DE CAMPANHA: França Silva acompanha prefeito em evento de ordem de serviço de asfaltamento de ruas do Embratel

por hayslla — publicado 13/07/2019 10h45, última modificação 13/07/2019 10h44
Na manhã desta sexta-feira, 12 de julho, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, França Silva (PV) esteve junto com o prefeito Eduardo Japonês (PV) no bairro Embratel no evento de assinatura da ordem de serviço para o asfaltamento das avenidas Roberto Moreira e Boa Vista.
O vereador França Silva representou a Casa de Leis no evento, e lembrou que o Embratel é dos bairros que mais cobram por melhorias e asfalto. 
“Durante a campanha, eu acompanhei o Eduardo Japonês aqui no Embratel pedindo um voto de confiança, pois iriamos trabalhar para trazer o asfalto aos moradores e empresas daqui que tanto pediam. Depois da campanha voltamos aqui e falamos que o asfalto estava a caminho. E hoje é promessa cumprida. Isso é gestão pública”, enfatizou França. 
A obra que já está sendo realizada e tem o prazo até início de janeiro para conclusão, no entanto, como as avenidas Roberto Moreira e Boa Vista estão sendo as primeiras a serem asfaltadas, os moradores do Embratel poderão ter a benfeitoria bem antes do fim do ano.
"Conheço o bairro Embratel desde menino. Hoje este menino cresceu, virou um homem e agora com a grande responsabilidade de representar a população de todos os bairros na Câmara Municipal, volta ao Embratel para ajudar a melhorar a vida das pessoas. É muito bom estar de volta ao meu querido bairro Embratel", encerrou França Silva.
DICOM - Câmara de Vilhena

Wilson Tabalipa propõe reverter dívidas do ensino privado com o município em bolsas de estudo

por hayslla — publicado 11/07/2019 13h46, última modificação 11/07/2019 13h46
Além de beneficiar a comunidade, sanará as dívidas das instituições de ensino privado
A indicação nº 492/2019, de autoria do vereador Wilson Tabalipa (PV) foi incluída na pauta da 17ª sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira, 9 de julho.
Tabalipa indicou ao prefeito que reverta as dívidas das Instituições de Ensino Privado com a Prefeitura em bolsas de estudo. O executivo ficará a cargo de criar e determinar os critérios de quem deverá ser contemplado com as referidas bolsas. 
“Sabemos que existem várias instituições privadas em Vilhena e que algumas delas encontram-se em dívida com o município, com demora na quitação dos débitos. Uma maneira de reverter essas dívidas para a sociedade seria favorecer a população com bolsas integrais”, ressaltou Tabalipa que afirmou que a prefeitura vai analisar a legalidade da indicação.
O vereador acredita que, naturalmente, as Instituições de Ensino têm sua responsabilidade social, sendo importante a sua contribuição para toda a sociedade. Além de beneficiar a comunidade, sanará as dívidas dessas Instituições.
DICOM - Câmara de Vilhena

Vereador Adilson Oliveira pede palestras de conscientização contra queimadas

por hayslla — publicado 11/07/2019 10h34, última modificação 11/07/2019 10h34
O vereador Adilson Oliveira (PSDB) indicou ao Poder Executivo que seja incluída no calendário escolar, nos meses de julho e agosto, palestras sobre os riscos e danos de queimadas em matas e terrenos baldios. 
Com o período de seca, o número de queimadas em Vilhena chega a índices alarmantes, causando danos à saúde principalmente de idosos e crianças, aumentando a demanda de atendimento no Hospital Regional, além de trazer mais ocorrências aos bombeiros. 
O vereador pede que, na rede municipal, sejam feitos trabalhos de conscientização para que, num futuro próximo, as queimadas sejam reduzidas e que também as próprias crianças cobrem seus pais, quando presenciarem que estão colocando fogo em terrenos e matas. 
“Mesmo que seja a médio prazo, mas ensinar nas escolas os riscos que as queimadas trazem, os danos à saúde, o que se gasta com deslocamento do Corpo de Bombeiros, no futuro vamos conseguir que as crianças cobrem isso de seus pais, se verem eles colocando fogo num terreno baldio”, disse o vereador, ex-presidente da Casa de Leis.
DICOM - Câmara de Vilhena

Ações do documento